São Paulo, sábado, 20 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano se esquiva de apelo por vice do NE

DO ENVIADO A NATAL

O pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, ganhou simpatia ontem em Natal ao prometer a volta da Sudene em seu eventual governo, mas não pôde dar resposta a uma questão que estava espalhada em faixas, uma delas colocada bem a sua frente no comício que realizou para cerca de mil pessoas na sede do América Futebol Clube.
A faixa dizia: "Serra, faça como FHC: dê o vice ao Nordeste". Camisetas usadas pelos militantes estampavam uma variação simples: "Serra, faça como FHC: mantenha o vice do Nordeste", alusão a Marco Maciel (PFL), vice de Fernando Henrique Cardoso, que é natural de Pernambuco.
Serra fugiu da questão visivelmente aborrecido. O tucano não podia dar uma resposta porque o próprio PMDB, a quem cabe a indicação de um nome para a vaga, está dividido, e a disputa entre suas diversas correntes pelo cargo pode tumultuar a homologação da aliança com o PSDB na convenção de junho.
Serra nem comemorou o apoio recebido de 149 dos 167 prefeitos do Rio Grande do Norte. Tão logo a solenidade acabou, soube que o governador mineiro Itamar Franco pregara o afastamento do PMDB de sua candidatura.
Vendo no final da declaração de Itamar -que disse que "no caso de Minas, isso [o afastamento da sigla" seria fundamental"- um sinal de que ainda há espaço para conversa, deu uma resposta polida. "É um assunto interno do PMDB, um partido soberano. Itamar Franco é governador de um Estado importante, é um homem de peso, emitiu sua opinião devido aos seus interesses em Minas."
Na equipe de Serra, a interpretação é que Itamar enviou uma mensagem dizendo que quer resolver a questão mineira antes de emprestar algum tipo de apoio.
O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), cujo nome é o sujeito oculto das faixas e frases nas camisetas vistas por Serra em Natal, procurou minimizar a posição de Itamar. Argumento: ele sempre foi minoritário nas decisões do PMDB. Exemplo maior é que não conseguiu impor seu nome como candidato próprio da sigla à Presidência. O próprio Itamar já se ofereceu para ocupar a vice de Serra. (RC)


Texto Anterior: Itamar defende que PMDB não apóie tucano
Próximo Texto: PMDB e tucanos tentam pacificar Estados para viabilizar alianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.