São Paulo, segunda, 20 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido aponta 70 mortos; Forças Armadas não têm dados oficiais
Guerrilha foi organizada pelo PC do B contra regime militar

da Reportagem Local

A guerrilha do Araguaia, organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) foi o "canto de cisne" da luta armada contra o regime militar (1964/1984).
Os primeiros militantes chegaram em 1966 à região conhecida como "Bico do Papagaio" (fronteira entre os Estados do Pará, Maranhão e Goiás).
Em 72, quando o Exército descobriu o foco, os guerrilheiros, segundo o PC do B, já eram 80 (cerca de 70 militantes e alguns camponeses). Estavam organizados em três destacamentos, sob direção de uma comissão.
As Forças Armadas fizeram três campanhas contra a guerrilha. Fracassaram na primeira (entre abril e outubro de 72), mas foram vitoriosos na segunda ("Operação Sucuri", entre abril e agosto de 73) e na terceira ("Operação Marajoara", de setembro e 73 a março de 75).
Segundo o PC do B, 70 guerrilheiros foram mortos e 5 escaparam. Não há dados oficiais sobre o número de baixas nas Forças Armadas. Até hoje, as Forças Armadas não abriram seus arquivos sobre o assunto. (LMC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.