São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

Dívida de Minas definirá candidatura de Aécio

DO ENVIADO ESPECIAL A ROMA

O presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), vai examinar com o presidente Fernando Henrique Cardoso a situação financeira de Minas Gerais, antes de decidir, nos próximos dias, se se candidata ao governo ou ao Senado.
Aécio acha que só após assegurada a "governabilidade" estaria em condições de concorrer ao cargo mais importante.
Assegurar a "governabilidade" significa, na prática, verificar se o pagamento da dívida mineira, nos termos do acordo fechado pelo Estado com a União, não é excessivamente sufocante.
Aécio acha que Minas é um dos dois Estados em situação financeira "mais preocupante" (o outro é o Rio Grande do Sul).
Seja qual for a decisão final de Aécio, pelo Senado ou pelo governo, ela afastará a especulação de que ainda pode ser o candidato alternativo do PSDB à Presidência da República.
Desde já, o presidente da Câmara avisa: "Serra é o candidato do partido hoje e será o candidato do partido no dia da eleição. De todos os candidatos é o que tem melhores condições para governar".
Aécio admite que há dificuldades, de resto óbvias, mas acredita que elas desaparecerão a partir do momento em que a campanha sair do que ele chama de "denuncismo" para entrar na fase da discussão de idéias.
O mais recente "denuncismo" derrubou o candidato a candidato a vice-presidente com Serra, Henrique Alves (PMDB-RN). Aécio Neves admite que foi pego de surpresa pelas denúncias (já estava no exterior).
Mas afirma que o PSDB não tem pressa para fechar, com o PMDB, o nome que será afinal o vice de Serra. "De nossa parte, não é uma questão emergencial. Será tratada dentro dos prazos que a lei nos permite, e a lei nos permite algumas semanas para amadurecer essa relação", diz.
Aécio acompanha o presidente na viagem pela Europa e foi, com FHC, o outro único membro da comitiva que comungou ontem, na missa de canonização de madre Paulina. Clóvis Rossi.


Texto Anterior: PSDB e PMDB combinam discurso para o Nordeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.