São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos têm de superar atritos até convenção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As direções do PT e do PL vão concentrar esforços até domingo para tentar superar as dificuldades que impedem acordos estaduais entre os dois partidos. A coligação nacional não significa que candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva terá o apoio do PL em todos os Estados.
Em São Paulo, por exemplo, o PL tem preferência pela coligação formal com o PPB de Paulo Maluf. O deputado Luiz Antônio de Medeiros (SP) afirma que o PL deverá eleger sete deputados se fizer coligação com o PPB. No caso de uma aliança com o PT, elegerá só três, segundo cálculos dele.
"O Maluf tem uma chapa pobre. O PT tem o voto de legenda, mas também tem muita gente boa de voto", argumenta Medeiros. Apesar disso, assegura que vai apoiar Lula na eleição presidencial.
Lula terá que intervir em Alagoas para assegurar o ingresso do PL na coligação liderada pelo PT. "O Lula prometeu resolver. Se não, estamos todos desempregados [sem mandato", inclusive eu", afirmou o deputado e usineiro João Caldas (PL). A senadora Heloísa Helena (PT) é contra a coligação com os liberais.
Em Roraima, os deputados Alceste Almeida e Robério Araújo estão desorientados. "Estávamos fechados com o PTB e a Frente Trabalhista [PPS-PTB-PDT". O PT não tem nenhuma estrutura no Estado", explicou Araújo.
O deputado Bispo Rodrigues (RJ) afirmou que vai apoiar Lula, mas reafirmou que esse não seria o melhor caminho para o partido: "Não é fácil um partido construído na base do governo apoiar o PT. Resisti até o último momento, mas vou seguir a decisão do partido". No Rio, porém, ele vai apoiar Rosinha Garotinho (PSB).
Em Mato Grosso, o deputado Wellinton Fagundes precisava ficar liberado para fechar coligação com o PSDB.
Poderia ser o vice do senador Antero de Barros na disputa pelo governo estadual. Agora, terá que fazer coligação com o PT.


Texto Anterior: Fragmentado, PL lembra um "pequeno PMDB"
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.