UOL

São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACADEMIA

Homenagem a filósofa será hoje

Marilena Chaui recebe honoris causa em Paris

DA REPORTAGEM LOCAL

A filósofa Marilena de Souza Chaui, 61, receberá hoje o título de doutora honoris causa pela Universidade de Paris 8. Uma das mais destacadas pensadoras brasileiras, Chaui será homenageada pelo conjunto de sua obra. Será a primeira brasileira a receber o título pela instituição francesa.
Marilena Chaui formou-se pela Faculdade de Filosofia da USP, especializando-se no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), ao qual dedicou seu mestrado ("Crítica do Humanismo na Filosofia de Merleau-Ponty", 1967), e no filósofo holandês Baruch de Espinosa (1632-1677), objeto de seu doutorado e de sua livre-docência ("Introdução à leitura de Espinosa", 1970; "A Nervura do Real: Espinosa e a questão da liberdade", 1977).
"Acho que a indicação está especialmente ligada aos mais de 20 anos que dediquei ao estudo de Espinosa", afirmou Marilena à Folha de Paris.
Conhecida como excelente professora, Chaui projetou-se publicamente como intelectual engajada no debate político e contemporâneo a partir dos anos 80, quando também foi uma das maiores responsáveis pela difusão da filosofia para além da universidade. Entre seus livros mais conhecidos estão "O que é Ideologia" (1980), "Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas" (1981) e "Repressão Sexual: essa nossa (des)conhecida" (1984).
Filiada ao PT e uma das maiores formuladoras do partido nos anos 80, Chaui assumiu, com a eleição de Luiza Erundina para prefeita de São Paulo, em 1988, a Secretaria Municipal da Cultura -cargo que ocupou até 1992.
Sempre apoiou Luiz Inácio Lula da Silva e, no início deste mês, participou da reunião de 23 intelectuais com o presidente.
Nos anos 90, publicou sua tese de livre-docência e livros de introdução à filosofia. No ano passado lançou "Experiência do Pensamento - ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty", e, neste ano, publicou "Política em Espinosa".



Texto Anterior: Tensão no campo: São 800 sem-terra MST faz marcha no RS por desapropriação
Próximo Texto: Religião: Ruas recebem decoração para Corpus Christi
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.