São Paulo, terça-feira, 20 de julho de 2004

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Campanha quer resgatar auto-estima brasileira

DA REPORTAGEM LOCAL

A campanha "Eu sou brasileiro e não desisto nunca", lançada ontem pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), tem como objetivo "resgatar os níveis de auto-estima do brasileiro, que estão em baixa", como destacou o presidente da entidade, Orlando Lopes, durante o lançamento da propaganda.
A campanha terá quatro comerciais na TV, dois com famosos -o jogador Ronaldo e o músico Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso)- e dois com pessoas comuns que têm histórias de superação pessoal -casos de Roberto Carlos Ramos (menino de rua que fugiu várias vezes da Febem até ser adotado por uma professora francesa; hoje pedagogo, cuida de 12 crianças carentes) e Maria José Bezerra (moça pobre de Recife que fugiu de casa com a mãe para evitar a violência paterna; sem recursos, conseguiu se formar em história e hoje faz doutorado na área).
Além da televisão, a propaganda será veiculada em rádio, outdoors, páginas de jornais e revistas e no material oficial do governo. A produção foi voluntária, assim como a veiculação será. Os direitos autorais também foram cedidos, incluindo a frase "o melhor do Brasil é o brasileiro", do historiador Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), slogan da campanha.
Orlando Lopes afirmou que o governo federal vai adotar o slogan em suas campanhas institucionais, inclusive de suas empresas, como Correios, Petrobras e Caixa Econômica Federal. "Esta é uma campanha que não tem dono", destacou Lopes.
Ele disse que no ano passado a ABA realizou uma campanha para incentivar a indústria a continuar investindo. Neste ano, a intenção era desenvolver propagandas para estimular os consumidores. Ao invés disso, optou-se pela difusão da melhora da auto-estima. "Em cada consumidor há um cidadão", disse Luiz Lara, presidente da Lew, Lara.
Ele disse que o governo também discutia um forma de resgatar a auto-estima dos brasileiros. "Foi uma grande coincidência."


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