São Paulo, segunda-feira, 20 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mestrinho, ex-governador do Amazonas, morre aos 81

Presidente do PMDB no Estado estava internado havia 15 dias por insuficiência renal

Em nota, presidente Lula afirmou que ele "foi uma das lideranças mais influentes do Estado e de toda região" e senador de "atuação ímpar"

DA AGÊNCIA FOLHA

Morreu na manhã de ontem em Manaus, aos 81 anos, o ex-senador e ex-governador do Amazonas Gilberto Mestrinho.
Presidente do PMDB em seu Estado, ele morreu vítima de problemas cardiorrespiratórios após ficar internado por mais de 15 dias no Hospital Prontocord, com quadro de insuficiência renal.
Seu corpo começou a ser velado na tarde de ontem no Palácio Rio Negro, antiga sede do governo do Amazonas. O enterro ocorrerá amanhã, às 10h (horário local), no cemitério São João Batista, em Manaus.
O governo estadual e a Prefeitura de Manaus decretaram luto oficial de três dias.
Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Mestrinho "foi uma das lideranças mais influentes do Estado e de toda região", além de ter tido uma "atuação ímpar como senador".
Mestrinho, que era auditor fiscal, foi senador por um mandato (1999-2006) pelo PMDB. Presidiu a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional por três anos seguidos.
Ele começou a trajetória política como prefeito de Manaus, em 1956. Três anos depois, foi eleito governador do Amazonas, Estado que governou em mais duas ocasiões (de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994). Foi também deputado federal.
Por causa da fama de conquistador, Mestrinho recebeu o apelido de "Boto Tucuxi", em referência à lenda amazônica que atribui a gravidez de mulheres solteiras a um boto que se transforma em homem.
Em 2006, última vez em que se candidatou a um cargo público, ele não conseguiu se eleger para um segundo mandato consecutivo no Senado.
Nascido em Manaus em 23 de fevereiro de 1928, o ex-governador deixa nove filhos e a mulher, Maria Emília, 60.
(MATHEUS MAGENTA)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Sujeira britânica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.