UOL

São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

Livro estuda cotidiano de condomínio

DA SUCURSAL DO RIO

Autor do clássico "A Utopia Urbana", editado a primeira vez em 1973, Gilberto Velho, 58, é um expoente do Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Velho coordena o Programa de Pós-Graduação do museu, onde também chefia o Departamento de Antropologia e é professor titular de antropologia social.
Formado pela UFRJ no final da década de 60, Velho fez o mestrado no próprio Museu Nacional. O doutorado aconteceu na USP (Universidade de São Paulo), sob a orientação da antropóloga Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Ao longo de sua carreira, lecionou em universidades nos Estados Unidos, em Portugal e na Holanda.
Membro da Academia Brasileira de Ciências, Velho presidiu a ABA (Associação Brasileira de Antropologia) e a Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). Foi também vice-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
Entre os seus principais livros estão "Nobres e Anjos (1998), "Projeto e Metamorfose" (1994) e "Individualismo e Cultura" (1981), além de "A Utopia Urbana", a primeira tentativa no Brasil de desenvolvimento de uma análise antropológica a partir do cotidiano de um condomínio de 160 apartamentos em Copacabana (zona sul do Rio), o edifício Darlington, na rua Bolívar.


Texto Anterior: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.