São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente diz que pai só pune após certeza da culpa

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE
DA REDAÇÃO

Ao se manifestar ontem, em Caxias do Sul (RS), a respeito das denúncias envolvendo o ex-assessor Waldomiro Diniz, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comparou a um pai que tem de tomar cuidado ao repreender o filho.
"O presidente tem de ser o pai de uma grande família. Não pune ninguém, não castiga ninguém sem ter certeza do que está fazendo. Um presidente não pode agir emocionalmente." Leia os principais trechos do discurso.

EMPRESÁRIOS - Quando foi possível fazer um ônibus em Cuba, a Marcopolo não quis saber se Cuba era comunista ou não. Ela quis saber se lá era possível colocar os produtos dela. Se é importante colocar os seus produtos na China, a direção da Marcopolo não discutiu se a China é um país que tem um partido único. Ou seja, é essa a ousadia, é essa a competência, é essa a visão estratégica que os empresários brasileiros precisam ter e não apenas ficarem esperando que o governo tenha mais dinheiro para emprestar.

CORRUPÇÃO -Vocês estão acompanhando a imprensa, e, muitas vezes, a imprensa cobra que o presidente não se pronuncia, como se o presidente fosse delegado de polícia, fosse representante do Ministério Público. Mas eu quero dar uma informação importante para vocês. Primeiro, não haverá nenhum indício de denúncia que envolva práticas ilícitas ou corrupção neste governo que não seja investigado até o fim.

LIMITAÇÕES - Obviamente que o presidente da República tem sérias limitações. O que o presidente da República pode fazer é a abertura de inquérito, junto com a Polícia Federal, e exonerar as pessoas que estejam envolvidas.

MP DOS BINGOS -Eu estava falando ao telefone com o ministro José Dirceu, tinha falado pela manhã com o ministro Thomaz Bastos, e determinei que seja feita, hoje [ontem], uma medida provisória proibindo bingos e caça-níqueis no nosso país, até que encontremos uma solução definitiva para essa situação.

IMPRENSA -Eu acho que a imprensa joga um papel muito importante quando levanta as dúvidas, agindo cada vez mais com seriedade. Acho que o Congresso Nacional tem toda a competência e serenidade para definir se deve ou não fazer CPI, quantas CPIs deve fazer.

O FILHO LULA -O que eu posso dizer para vocês é que eu sou filho de uma mulher que morreu aos 64 anos de idade, analfabeta. E ela dizia para mim: "Meu filho, a única coisa que você não pode perder nunca é o direito de andar de cabeça erguida e olhar o seu semelhante no olho". E isso pode ter certeza que é o grande patrimônio que eu tenho na vida.

CULPADOS E INOCENTES -No Brasil, o tempo instituiu a cultura de que todo mundo é culpado até que se prove o contrário. Eu sou formado numa outra cultura. Eu sou formado na cultura de que todo mundo é inocente até que se prove o contrário.

ECONOMIA - Nós estamos conscientes do momento auspicioso que o Brasil pode viver, daqui para a frente, na área econômica. E podem ficar certos que não haverá nenhum problema político que atrapalhe os passos que o Brasil precisa dar.

GRANDE FAMÍLIA -O presidente da República tem que sempre se comportar como se fosse um pai de uma grande família. O presidente da República não tem filho privilegiado, um pai não grita com o seu filho fora de hora, como o presidente da República não pune ninguém, não castiga ninguém, sem que tenha muita certeza das coisas que estão fazendo.

APURAÇÃO -Todo mundo pode agir emocionalmente, um presidente da República não pode agir emocionalmente. Se tiver denúncia de crime eleitoral, a Justiça Eleitoral e os partidos, para investigar, não dependem do presidente da República. Se tiver denúncia contra funcionários, o máximo que o presidente pode fazer é exonerar o funcionário, abrir inquérito na Polícia Federal e permitir que haja toda facilidade possível para que a apuração vá até o fim.


Texto Anterior: Proibição de bingo contraria posição anterior do PT
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.