São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por estratégia, Pitta pode apoiar CPI

da Reportagem Local

Uma decisão estratégica pode levar o prefeito Celso Pitta (PTN) a passar a apoiar a aprovação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de São Paulo e a defender que os vereadores que o apoiam votem favoravelmente à investigação.
Se a CPI for aprovada, vereadores terão 90 dias, prorrogáveis por igual período, para apurar acusações da ex-primeira-dama Nicéa Pitta contra o prefeito e seus secretários.
A estratégia está sendo discutida entre vereadores governistas e o Executivo. Oficialmente, o prefeito ainda não se posicionou a favor ou contra a CPI.
Mas pode fazê-lo porque, entre ser investigado por uma CPI -investigação ampla- ou por uma comissão processante - procedimento que envolve denúncia específica contra o prefeito-, Pitta prefere a primeira opção.
A preferência leva em conta aspectos positivos que a decisão pode render ao prefeito. O principal ponto é que, ao defender a CPI, Pitta fica habilitado a garantir que não tem envolvimento com as denúncias, tanto que não teme a apuração.
Os outros pontos são ganhar tempo e ter maioria governista na CPI, aspectos não garantidos na eventual aprovação de uma comissão processante.

Receio governista
Dessa estratégia, a única questão a resolver é o receio de vereadores governistas de serem investigados pela CPI.
É esse o objetivo da oposição, que apresentou o pedido de criação de uma CPI desde a semana passada. A proposta não foi colocada em votação porque a oposição não tem os 28 votos necessários para aprová-la.
Os vereadores da base de apoio ao prefeito estão acertando uma tática de rejeitar a CPI da oposição e apresentar um outro pedido, em caráter de emergência.
O principal objetivo dessa manobra é garantir a presidência e a relatoria da CPI.
Alguns vereadores que apoiam o prefeito Celso Pitta dizem que se a oposição quiser fazer uma caça às bruxas, envolvendo membros da situação na investigação, eles irão investigar também vereadores da oposição.


Texto Anterior: Estratégia: Prefeito pede a promotores para depor
Próximo Texto: Por que Pitta prefere a CPI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.