São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/ PALOCCI EM APUROS

Márcio Thomaz Bastos afirma, em evento da Polícia Federal, que vazamento de informações é "praga" no país e deve ser combatido

Violação é grave e será apurada, diz ministro

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou ontem, que a quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo da Costa é "grave" e vai ser apurada.
"Acredito que seja uma violação grave. Essa quebra de sigilo é séria, precisa ser apurada e vai ser apurada".
A declaração foi feita ontem, em evento da Polícia Federal em São Paulo, onde foram destruídas mercadorias contrabandeadas apreendidas em operações que resultaram na prisão do empresário chinês Law Kin Chong e sua mulher, Miriam, apontados como chefes da maior quadrilha de contrabando do país.
Informações sobre a movimentação bancária do caseiro Francenildo dos Santos Costa foram divulgadas na última edição da revista "Época". A reportagem sugere que pode ter sido comprado, com depósitos que somariam R$ 25 mil, o depoimento no qual ele contou à CPI dos Bingos ter visto Antonio Palocci em uma casa usada para reuniões de lobby.
O caseiro informou que acionará a Caixa Econômica Federal na Justiça para que o banco informe quem são os responsáveis por quebrar o sigilo de sua conta.
O ministro afirmou ontem que discutiria com o comando da Polícia Federal as providências necessárias para cuidar do caso. "A PF vai apurar [a quebra de sigilo] das maneiras que ela tem: abrindo inquérito policial, investigando e trabalhando." Mais tarde, em Brasília, Bastos disse que a investigação começaria hoje.
"Pedi ao dr. Paulo Lacerda [diretor-geral da PF] que abrisse esse inquérito. Esse crime vai ser investigado com todo o rigor. Isso é um crime grave."
Ele disse ainda que que o vazamento de informações é "uma praga" no Brasil. "É uma coisa terrível que precisa ser combatida e coibida e vamos combater isso."


Texto Anterior: Janio de Freitas: Dúvidas recuperadas
Próximo Texto: Para ministro do Trabalho, caseiro foi "treinado"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.