São Paulo, sábado, 21 de abril de 2007

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Chapa quente

As centrais sindicais estão em pé-de-guerra pelos cargos do segundo escalão no Ministério do Trabalho. Na quinta-feira, um grupo de 30 dirigentes foi até o gabinete do titular da pasta, Carlos Lupi, para reclamar do "apetite" da Força Sindical, ligada ao PDT, partido do ministro. Lupi tentou acalmar os ânimos dizendo que nenhuma troca será feita às pressas.
Uma das cadeiras mais cobiçadas pelas duas principais centrais do país é a de delegado regional do Trabalho em São Paulo. A Força tenta emplacar José Pereira dos Santos, pedetista que preside o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos. Os cutistas não abrem mão do cargo, ocupado hoje por Márcio Chaves Pires, ex-candidato do PT à Prefeitura de Mauá.

Data-limite. Os peemedebistas olham nervosos para o calendário. No dia 25 o Conselho Administrativo de Furnas se reúne. Luiz Paulo Conde tem de ser indicado membro nessa data, caso o governo pretenda de fato colocá-lo na presidência da estatal, como reivindica o partido.

Data venia. Na mais elogiada palestra do Fórum Empresarial de Comandatuba, ontem, Jorge Gerdau carregou nas tintas na crítica ao Judiciário, pelo que foi aplaudido de pé. "Agora é que vou perder todas as minhas causas", brincou o empresário, ao final de sua fala.

Profundo. Ao discorrer sobre justiça tributária no fórum baiano, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que "uma caneta Bic" não pode custar o mesmo para ricos e pobres. Ninguém entendeu.

Metamorfose. "O Planalto é o maior fabricante de mentiras do Brasil." A frase foi dita em 2006 por Tasso Jereissati (PSDB-CE), que anteontem, após visitar Lula no palácio, ensinou que "oposição não é gritar, xingar e ameaçar".

Só love. A entrega das medalhas da Inconfidência, hoje em Ouro Preto (MG), será mais um capítulo da atual fase de amor entre PSDB e PT. O governador tucano Aécio Neves dará a comenda ao ministro Fernando Haddad (Educação), ao governador Marcelo Déda (SE) e ao senador Eduardo Suplicy (SP).

Contenção. A base aliada estuda consultar o STF para que, no julgamento do mérito da ação da oposição contra o arquivamento da CPI do Apagão Aéreo, os ministros limitem seu objeto. Governistas devem questionar ainda se é admissível ter duas comissões simultâneas sobre o tema.

Não custa tentar. A Comissão de Direitos Humanos na Câmara marcou para o dia 9 de maio audiência sobre o acidente do Metrô em São Paulo. Serão enviados convites a secretários de José Serra, representantes das vítimas e ao ex-governador Geraldo Alckmin, que está em temporada de estudos nos EUA.

Sem flash. Gustavo Fruet (PSDB-PR) apresentará projeto proibindo o porte de celulares em cabines de votação secreta. O deputado diz que isso evitará o que ocorreu na eleição da Mesa da Câmara, quando vários colegas registraram o voto com as câmeras dos aparelhos para provar que não haviam traído acordos.

Sinal de menos. A CCJ da Câmara analisará PEC de Arnaldo Jardim (PPS-SP) que permite à Assembléia paulista mudar de 15 de março para 1º de fevereiro -como no resto do país- a data da posse de seus deputados. Resta saber se os estaduais que tomarem posse em 2011 abrirão mão de um mês e meio de mandato.

Turismo cívico. Mares Guia comentou com o vice-governador de Brasília, Paulo Octávio (DEM), que, depois de anos na ponte aérea, convenceu a mulher a se mudar para Brasília. No fim de semana passado, o ministro das Relações Institucionais passeou de lancha pelo lago Paranoá. Ainda elogiou os museus e monumentos da capital.

Tiroteio

"Tasso defendeu um pleito de interesse exclusivo do Ceará, que prejudica outros Estados. Ele tem todo o direito de fazê-lo como senador, mas não como presidente do PSDB".
Do líder da minoria na Câmara, JÚLIO REDECKER (PSDB-RS), sobre a audiência do presidente de seu partido, Tasso Jereissati, com Lula, em que foi discutida a instalação de siderúrgica no Ceará.

Contraponto

Roteiro da virtude

Integrante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Luiz Couto (PT-PB) andava pelo Congresso, na semana passada, quando recebeu a informação de que Odete Miranda, "empresária da noite" em Recife, havia sido presa sob suspeita de exploração sexual.
Ao se encontrar com o colega Silvio Costa (PMN-PE), Couto, que é padre, foi logo perguntando:
-Você conhece a casa da Odete, Silvio?
O pernambucano foi rápido:
-Olha, padre Luiz, lá em Recife eu só conheço a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Terço, a Igreja do Santíssimo Sacramento...


Próximo Texto: Operação da PF investiga venda de sentenças em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.