São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula critica política externa de FHC

Presidente relembra episódio em que ex-chanceler teve de tirar os sapatos durante revista nos EUA

Segundo o petista, em sua gestão o Brasil passou a ser "importante", ter as posições ouvidas e a ser respeitado, o que gera ciúme e inimizades


Lula Marques/Folha Imagem
Erenice Casa ivil), Ana Maria (mulher de morim), Mariza (mulher de Alencar) e Marisa Letícia (primeira-dama) no Itamaraty

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Lula aproveitou um evento no Itamaraty para criticar a política externa de Fernando Henrique Cardoso.
Depois de dizer que o Brasil foi induzido por muitos anos a ter "complexo de vira-latas", voltou a comentar episódio protagonizado pelo ex-chanceler Celso Lafer, que teve que tirar o sapato ao chegar aos Estados Unidos, em 2002.
"Quando inventaram a história de tirar o sapato, disse para o Celso [Amorim]: "ministro meu que tirar o sapato deixará de ser ministro. Se tiver que tirar o sapato, volte para o Brasil, porque não exigimos que ninguém tire o sapato aqui", disse Lula, sem citar o ministro das Relações Exteriores de FHC.
Em setembro de 2003, em evento no Rio, Lula havia feito ataque similar a Lafer. Em viagem diplomática aos Estados Unidos, em 31 de janeiro de 2002, Lafer foi obrigado a ficar descalço em três revistas feitas nos aeroportos de Miami, Washington e Nova York.
O discurso de improviso foi feito durante formatura de novos diplomatas, no Itamaraty. A plateia, formada por diplomatas e embaixadores, riu.
Lula disse que em seu governo o país passou a ter as posições ouvidas e respeitadas.
"Eu disse para o Celso [Amorim] tomar cuidado porque Brasil começou a ficar importante. Quando um país fica importante, gera ciúmes e começa a ganhar inimigos", afirmou.


Texto Anterior: Elio Gaspari: Tancredo há 25 anos, como se fosse hoje
Próximo Texto: Foco: Cúpula do governo faz "festa de família" em entrega de condecorações no Itamaraty
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.