São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006

Texto Anterior | Índice

saiba mais

Assentamentos no Pará atraem mais sem-terra

DA AGÊNCIA FOLHA

Quanto maior o número de assentamentos em uma região, mais atrativa ela será para novas invasões de terra. Essa é a explicação do agrônomo Xico Graziano para Marabá ostentar o título de município mais invadido do país nos 36 primeiros meses de gestão Lula, com 18 ações.
"Foi a superintendência na cidade que criou um dos maiores volumes de assentamentos em todo o país nos últimos dez anos. Então vai atraindo gente. É que nem você fazer casa popular na periferia de Campinas. Vai puxando gente de onde for."
O Incra discorda. Diz que há 450 assentamentos na região que abrange Marabá (PA). Já no Maranhão há 860 assentamentos e menos invasões (13 de 2003 a 2005).
Mas Graziano vê mais duas razões para o alto número de invasões: o fechamento do garimpo de Serra Pelada, que deixou 80 mil pessoas desempregadas, e o trem que liga São Luís a Parauapebas (PA), que facilita o deslocamento para a região.


Texto Anterior: Campo minado: Com Lula, 688 cidades sofrem invasão de terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.