São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CDHU gasta R$ 20 milhões em anúncios

EMANUEL NERI
da Reportagem Local

Mesmo sem a necessidade de disputar a venda de seus imóveis no mercado imobiliário, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) de São Paulo conta com verba de R$ 20 milhões para gastos publicitários.
Esse foi o valor que o governador Mário Covas (PSDB) destinou para gastos publicitários da estatal em 97 e 98. Os gastos não se justificam porque a oferta de casas da CDHU é menor do que a procura -a entrega é feita em sorteios públicos, com a presença de Covas.
A CDHU administra o programa de maior visibilidade eleitoral do atual governo -120 mil casas até o final de 98. Ofensiva publicitária da CDHU nas últimas semanas na TV coincidiu com o crescimento de Covas nas pesquisas eleitorais.
Os R$ 20 milhões gastos em publicidade pela CDHU seriam suficientes para a empresa construir 5.405 casas pelo sistema mutirão no interior paulista. Cada uma dessas casas custa R$ 3.700,00.
A Folha noticiou que a verba publicitária de Covas em 98 corresponde a R$ 54 milhões -R$ 26 milhões referem-se a gastos das secretarias. Outros R$ 28 milhões são despesas da administração indireta, na qual se inclui a CDHU.
Como a CDHU tem R$ 20 milhões para gastos em 97 e 98, isso significa que, individualmente, ela dispõe hoje da maior verba publicitária do governo Covas.

Mais que Banespa
Levando-se em consideração que a CDHU gaste R$ 10 milhões por ano, isso supera os R$ 9,9 milhões da verba publicitária de 97 do Banespa, que passou para o governo federal. A Nossa Caixa (governo SP) gastou R$ 7, 8 milhões.
Ao contrário da CDHU, Banespa e Nossa Caixa atuam em um mercado bastante disputado, concorrendo com bancos privados. O governo do Rio gastou R$ 5,7 milhões com publicidade em 97.
Os recursos da CDHU correspondem a 1% de toda a arrecadação do ICMS do Estado. O deputado estadual Paulo Teixeira (PT-SP) entrou com representação no Ministério Público para suspender os gastos publicitários.
"Essas despesas lesam o erário público. A verba do ICMS é carimbada para moradia, não para publicidade", afirma Teixeira.
Procurada pela Folha, a CDHU não quis se manifestar. A assessoria de Covas também foi procurada, mas não se manifestou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.