São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Para 78%, Folha não ajuda ninguém e, para 89%, não prejudica ninguém

Cobertura é isenta, avaliam leitores

DA REDAÇÃO

Pesquisa Datafolha realizada entre assinantes da Folha revela que a maioria absoluta dos leitores avalia que o jornal não está favorecendo (78%) nem prejudicando (89%) nenhum dos candidatos à Presidência da República.
Os leitores que consideram que a Folha está favorecendo uma candidatura estão divididos: 4% acham que o jornal é favorável ao candidato do governo, o tucano José Serra; outros 4% acreditam que o oposicionista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido beneficiado, e 2% opinam que o noticiário ajuda Ciro Gomes (PPS).
Uma pequena parte dos leitores (6%) avalia que o jornal está prejudicando alguns candidatos. As opiniões aqui também não são unânimes: 3% acreditam que Serra é o prejudicado, e outros 3% sustentam que Lula está sendo atacado. As menções a Anthony Garotinho (PSB) não atingem 1%.
Dos pesquisados, 18% planejam votar em Serra, 16% em Lula, e outros 11% em Ciro. Mas 46% não sabem em quem votar, e 4% pretendem anular o voto ou votar em branco. A preferência partidária apresenta a seguinte distribuição: 16% simpatizam com o PT, 15% com o PSDB, 2% com o PMDB e 1% com outras legendas.
A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho, entre 321 assinantes e leitores secundários da edição São Paulo.
A maioria dos leitores (73%) está acompanhando o noticiário eleitoral, que é considerado ótimo ou bom por 65%, regular por 5% e ruim ou péssimo por 1%. Outros 76% estão acompanhando as pesquisas do Datafolha (avaliadas como ótimas ou boas por 65%).
Dentre os leitores, 88% consideram que o espaço editorial concedido às eleições é o adequado; 5% acham porém que ele é menor do que o necessário, e idênticos 5% opinam que ele é maior do que o necessário. Em relação à cobertura das eleições de 1998, os assinantes avaliam que o noticiário hoje está melhor (37%) ou igual (33%).



Texto Anterior: Bastidores: Presidente se indispôs com Tasso em 2000
Próximo Texto: Grafite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.