São Paulo, quarta-feira, 21 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Manifestações precedem nova onda de protestos, prevista para acontecer entre sexta e segunda no Estado

Sem-terra invadem e depredam área no PE

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Grupos de agricultores sem-terra de Pernambuco bloquearam ontem uma rodovia, invadiram e depredaram uma fazenda e realizaram um protesto na sede estadual da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em Recife.
As manifestações, que ocorreram no primeiro dia de trabalho da superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Recife, Maria de Oliveira, precedem uma nova onda de protestos, prevista para acontecer entre sexta e segunda-feira no Estado.
Nesse período, as entidades ligadas aos sem-terra em Pernambuco promoverão ações para lembrar o Dia do Trabalhador Rural, comemorado domingo.
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) planeja intensificar as invasões. Já a CPT (Comissão Pastoral da Terra) e a OLC (Organização da Luta no Campo) estudam realizar um ato conjunto em Recife.
Ontem, o MST comandou duas ações: a invasão da fazenda Riachão de Dentro, em Lagoa dos Gatos (179 km de Recife), e o bloqueio da BR-104, entre os municípios de Caruaru e Brejo da Madre de Deus, no Agreste.
A fazenda foi tomada pela quarta vez em sete meses por cerca de 300 sem-terra. O grupo destruiu um curral e um galpão e invadiu a casa principal da propriedade. Eles dizem que a fazenda é improdutiva e pedem ao Incra a desapropriação da área, de 930 ha, sem vistoria e avaliação.
Outro grupo ligado ao MST, portando foices e facões, interditou por cerca de duas horas as duas pistas da BR-104, ateando fogo em uma barreira de pneus velhos e galhos secos.


Texto Anterior: Judiciário: TSE dispensa certidão criminal de candidato em SP devido à greve dos servidores
Próximo Texto: Em GO, famílias ligadas ao MST tomam fazenda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.