São Paulo, sábado, 21 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT projetou Lorenzetti dentro do PT

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-petista Jorge Lorenzetti passou a ganhar estatura política no partido por sua atuação na Central Única dos Trabalhadores (CUT). A partir da década de 90, por intermédio da articulação política de Lorenzetti, a CUT se engajou mais explicitamente nas campanhas de Lula à Presidência.
Em 19 de setembro, a Folha publicou reportagem mostrando que, segundo relatos de petistas históricos, Lorenzetti trabalhou para aproximar a central sindical do PT, na época presidido pelo ex-ministro José Dirceu (de 1995 a 2002). Os sindicalistas tinham resistências a Dirceu, que contestou a informação da Folha.
Formado em enfermagem, quadro do movimento sindical de Santa Catarina, Lorenzetti foi um dos fundadores da CUT, em 1983. Em 1986, assumiu a secretaria nacional de formação da CUT. No final dos anos 80, aproximou-se de Delúbio Soares, que era o tesoureiro da CUT. Lorenzetti ficou na secretaria da CUT até 1994. Foi sucedido pela mulher de Delúbio, Mônica Valente.
Foi como dirigente da CUT que se aproximou de Lula. Adorava ser chamado de "churrasqueiro do presidente".


Texto Anterior: Outro lado: Ex-ministro diz que caso é especulação
Próximo Texto: Oposição acusa ex-ministro de "blindar" Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.