São Paulo, sábado, 21 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA

Presidenciáveis intensificam as promessas na TV

As propostas, algumas vezes coincidentes, incluem desde remédio de graça a todos os Estados a exportação de etanol

Candidatos, no entanto, não explicam nos programas como pretendem atingir as metas que são anunciadas, como redução de impostos


MICHELE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

A reta final da eleição fez inflacionar na propaganda eleitoral da TV as promessas feitas pelos dois presidenciáveis. Variadas e algumas vezes coincidentes, as propostas incluem de "remédio de graça para todos os Estados" a "exportação de etanol". Em comum, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin dão poucas explicações de como pretendem atingir as metas anunciadas.
Apresentado como o "único candidato com propostas concretas", o petista anunciou obras e pulverizou promessas imprecisas pelas áreas de educação, economia e social. Já o tucano vem anunciando a ampliação de programas implantados em São Paulo para dizer: "Fiz como governador e vou fazer como presidente".
Um dos exemplos é o tão repetido Dose Certa, que distribui medicamentos no Estado. Segundo o tucano, ele irá "levar remédio de graça para todas as regiões do Brasil". Em uma das poucas explicações, diz que o caminho é "investir nas fábricas de remédio e incentivar a produção de genéricos". Na saúde, Alckmin também promete retomar os "mutirões" e criar o "Mãe Brasileira", para gestantes e bebês.
Lula, por sua vez, diz que vai iniciar projetos como a refinaria de Pernambuco. Em seu programa do primeiro turno, chegou a ser sugerido que essa obra já estava em andamento. A propaganda do tucano, então, mostrou cenas do local, com o projeto não iniciado.
Outras obras de infra-estrutura são anunciadas, como a implantação de "30 usinas de biodiesel" e "sete usinas hidrelétricas". Fora essas obras pontuais, com locais e números, as demais propostas do petista soam vagas. Sem dizer como fará, anunciou que irá "aprofundar a redução da taxa de juros", "ampliar os recursos para a agricultura" e "ampliar programas de redução de impostos".
Sobre o assunto, Alckmin é mais preciso e promete, ainda que sem mostrar de que forma, "reduzir imposto para baratear passagem de ônibus nas regiões metropolitanas" e "baixar o Imposto de Renda para quem ganha menos".
Se cumprirem o que prometem na TV, o eleitor já pode esperar que o Bolsa Família será ampliado e melhorado. Além disso, os candidatos têm em comum promessas na educação, como criação do piso salarial para professores e investir na capacitação dos profissionais.


Texto Anterior: Aliados querem que tucano siga moderado
Próximo Texto: Na TV: Debate na TV Globo terá pergunta de indecisos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.