UOL

São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Alagoas, Lula abraça militantes e volta a usar boné do MST

DA ENVIADA ESPECIAL A UNIÃO DOS PALMARES
E DELMIRO GOUVEIA (AL)

Enquanto os sem-terra se mobilizavam em Brasília, exigindo a realização da reforma agrária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Delmiro Gouveia (AL), abraçou militantes e voltou a colocar por instantes o boné do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
A primeira vez que Lula usou o boné do MST foi no dia 2 de julho em uma reunião com líderes do movimento. A atitude provocou revolta entre ruralistas e políticos de oposição, que acusaram o presidente de tomar partido no conflito. Chegou-se a falar até na instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a relação do presidente com os sem-terra.
Após o episódio, Lula recebeu de presente e usou vários outros bonés em eventos, como quando participou em outubro da Oktoberfest, tradicional festa da colônia alemã em Blumenau (SC).
O presidente Lula foi até Delmiro Gouveia para visitar a primeira etapa das obras do Canal do Sertão. Os 250 km do projeto levarão água do rio São Francisco e do lago Moxotó a 32 municípios do alto sertão alagoano.
"O Canal do Sertão é o sonho dos alagoanos do alto sertão", afirmou o governador Ronaldo Lessa (PSB).
A visita durou cerca de 20 minutos. Nesse pouco tempo, além de abraçar sem-terra, ele se comprometeu a liberar recursos para a obra, mas não especificou o valor.
Carregando faixas, cerca de 500 sem-terra do MST de seis municípios vizinhos a Delmiro Gouveia começaram a caminhar em direção ao canal ainda pela manhã.
"Queremos ver o presidente e pedir reforma agrária", disse Noel Moura, 40, do acampamento Frei Damião. "Estamos vivendo na beira da estrada", disse José Elias da Rocha, 48, do acampamento Milton Santos, do município de Santana de Ipanema.
"Não se esqueça de nós", pediu a Lula uma senhora, enquanto abraçava Lula. "Disso, meu amor, não esqueço jamais", respondeu o presidente, minutos antes de visitar a primeira etapa das obras.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Agressão do MST a jornalistas será apurada no PR
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.