São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empreiteira e Petrobras negam irregularidades

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras e Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente da empreiteira UTC e da Abemi (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), foram procurados ontem pela Folha. Ambos negaram qualquer favorecimento ao PT e a aliados da sigla.
De acordo com a Petrobras, "convênio não é contrato" e a legislação não prevê a necessidade de licitação para convênios.
A estatal afirma que o convênio firmado com a Abemi em março de 2006 ocorreu por meio do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), para capacitar profissionais com o objetivo de acabar com os gargalos na execução de projetos da indústria do petróleo.
A estatal afirma ainda que a Abemi não interfere na gestão dos recursos do Prominp e que as empresas associadas à entidade não recebem recursos do programa. Entre as empresas ligadas à Abemi e que doaram recursos para o PT e o PC do B figuram nomes como UTC Engenharia, Camargo Corrêa, Construtora Norberto Odebrecht e OAS, entre outros.
Questionada sobre quais dessas empresas prestam serviços para a Petrobras, disse que a área de engenharia conta com uma carteira de mais de 400 fornecedores. Como trata-se de empresas representativas do setor, a estatal não descarta a hipótese de que elas sejam fornecedoras, mas não detalhou quais estão prestando serviços atualmente.
Por meio da assessoria de comunicação, Pessoa disse que não houve triangulação por meio da qual recursos da Petrobras seriam repassados ao PT. "Isso não existe. A UTC faz doações a campanhas dentro da lei." O presidente da UTC disse que, mesmo chefiando a Abemi, não falaria pela entidade, que deve divulgar nota hoje.


Texto Anterior: Pefelista deve solicitar hoje a CPI das ONGs
Próximo Texto: PT não pode mais aparelhar governo de Lula, diz Maggi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.