São Paulo, quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula torce por governadores em congresso tucano

KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para aprovar a CPMF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que a ala dos governadores tucanos que defende a prorrogação da contribuição até 2011 saia vitoriosa do 3º Congresso do PSDB, que começará amanhã. Essa ala defende diálogo com o governo e enfrenta o grupo que dinamita um acordo para prorrogar o tributo.
Lula foi surpreendido pela radicalização do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), que, em manobra anteontem, impediu que os governistas liqüidassem o caso Renan com antecedência suficiente para articular a aprovação da CPMF no Senado.
Na avaliação do Planalto, haverá um debate nos bastidores do congresso do PSDB sobre a CPMF. O grupo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso rejeita ajudar o governo a aprovar a prorrogação da contribuição.
Se essa radicalização persistir, Lula e seus articuladores acreditam que haverá risco de rejeição da CPMF. Sem adesão de parte dos 13 senadores do PSDB, dificilmente o governo aprovará a CPMF. Por isso, Lula deposita fichas na pressão dos governadores para convencer senadores.


Texto Anterior: Senado estende caso Renan e aumenta risco para CPMF
Próximo Texto: Petistas: Metade da bancada afirma que votará pela cassação de senador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.