UOL

São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Paris, Lula verá Chirac e terá festa

DE PARIS

As atrizes Isabelle Huppert e Emmanuelle Béart estão entre os 53 convidados do coquetel que será oferecido pela embaixada brasileira em Paris durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 28.
Durante a visita de um só dia à capital francesa, Lula irá se encontrar com o presidente Jacques Chirac e o primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin, ambos de centro-direita. Mas a recepção na embaixada promete ser o programa mais agradável para o petista.
Há chance de estarem reunidos alguns dos principais políticos do Partido Socialista, que deixou o governo neste ano, além de artistas e intelectuais. "As primeiras reuniões de Lula serão com o poder; a segunda, com seus amigos e estrelas da oposição", disse o embaixador Marcos de Azambuja.
O ex-primeiro-ministro socialista Lionel Jospin é uma das presenças mais aguardadas. Desde sua derrota nas eleições presidenciais do ano passado, ele se retirou da vida pública e tem evitado participar de eventos políticos. É provável que vá à festa, em retribuição ao comparecimento de Lula na campanha dele, em 2001.
Entre os escritores, foram convidados Bernard Henri-Lévy e Phillipe Sollers. Entre os intelectuais, Alain Touraine, Régis Débray e Michel Lowy.
A nata do PS foi convidada: o primeiro-secretário do partido, François Hollande, os ex-ministros Laurent Fabius, Jack Lang, Dominique Strauss-Kahn e o prefeito de Paris, Bertrand Delanoe -cada vez mais cogitado para ser candidato à Presidência.
Haverá poucos convidados brasileiros. Entre eles, Celso Furtado e o jogador Ronaldinho Gaúcho, que vivem na França.
Lula chegará em Paris, vindo de Berlim, na manhã do dia 28. Às 11h, encontrará com o primeiro-ministro Raffarin. Às 12h45, se reunirá com Chirac, com quem almoçará no Palácio do Eliseu.
Depois do almoço, terá uma pausa de duas horas, quando poderá se encontrar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso -o que vai depender, por formalidade, de uma iniciativa de Lula. Às 18h, antes do coquetel, o presidente vai se reunir com o prefeito Delanoe. Ele embarca de volta ao Brasil às 21h45.
Na pauta de Chirac certamente haverá alguma referência à representação de segundo time enviada à posse de Lula. A escolha do secretário de Estado do Turismo, Léon Bertrand, para representar a França na posse causou grande desconforto diplomático.
O assunto mereceu um editorial recriminador do "Le Monde", o principal jornal do país. O ministro das Relações Exteriores, Dominique de Villepin, veio a público, no mesmo jornal, justificar sua ausência em Brasília. (ALN)


Texto Anterior: Bové afirma que está disposto a falar com Lula
Próximo Texto: Gil receberá homenagem do governo francês
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.