São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOMBRA NO PLANALTO

Cândido Vaccarezza é autor de projeto de lei na Assembléia Legislativa de São Paulo

Coordenador de campanha de Dirceu propôs liberar jogo

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

Cândido Vaccarezza, coordenador e membro do comitê financeiro da campanha do hoje ministro José Dirceu (Casa Civil) a governador de São Paulo em 1994, é autor de projeto de lei na Assembléia Legislativa paulista que legaliza o funcionamento das casas de bingo no Estado.
A aprovação da proposta, na prática, representaria a regulamentação de quase metade das casas de jogo do país. Estão, em São Paulo, 500 das cerca de 1.100 casas de bingo e jogos eletrônicos do Brasil, segundo a Abrabin (Associação Brasileira de Bingos).
Deputado estadual, Vaccarezza (PT) é um dos homens mais próximos de Dirceu em São Paulo e foi um dos responsáveis pela prestação de contas da campanha eleitoral do PT em 1994, quando comandou o Diretório Municipal do partido na capital paulista.
Outro projeto de lei, do deputado petista e também ex-presidente do Diretório Municipal do PT em São Paulo Vicente Cândido, propõe no âmbito estadual a legalização e exploração das máquinas de caça-níqueis.
O projeto de lei 971/03, assinado por Vaccarezza, além de regulamentar a exploração do bingo, propõe ainda a expedição de autorização para o funcionamento das casas de jogo já existentes, que até anteontem funcionavam com base em liminares da Justiça.
Até anteontem à noite, antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar medida provisória que proíbe o funcionamento das casas de bingo e a exploração das máquinas em todo o país, os dois projetos tramitavam em comissões da Assembléia.
Ambos foram apresentados em setembro do ano passado. Eles dão mais argumentos para a avaliação de que o governo do PT estava realmente empenhado em legalizar a exploração do jogo no país até a divulgação do escândalo envolvendo Waldomiro Diniz, ex-assessor e homem da confiança de José Dirceu.

Fundador
Vaccareza é um dos fundadores do PT. A assinatura do ex-coordenador da campanha de Dirceu consta de documentos do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) como sendo ele um dos responsáveis pelo Comitê Financeiro Estadual da campanha do PT em São Paulo nas eleições de 1994, ao lado da rubrica de Sílvio Pereira, outro petista muito ligado ao ministro.
A rubrica de Vaccarezza aparece em quase todos os documentos entregues ao TRE pelo partido, apesar de ser Pereira quem assinava como tesoureiro.
Em justificativa anexada ao projeto de regularização dos bingos, o deputado diz que a medida visa combater a sonegação de impostos e impedir que o setor seja "um caminho para a bandidagem".
O petista não quis comentar o assunto. Em sua justificativa, alega que a medida traria transparência e eficácia tributária.
Vicente Cândido disse que sua iniciativa tem por objetivo fiscalizar o setor e fomentar áreas importantes como a educação e a cultura.
O projeto é minucioso na descrição dos equipamentos que deverão ser permitidos e classifica os caça-níqueis como "máquinas de diversão eletrônicas".
Com a edição pelo governo da medida provisória que proíbe o jogo no país, até que seja criada uma regulamentação específica para o setor, as duas propostas deverão perder, pelo menos momentaneamente, sua validade.


Colaborou JULIA DUAILIBI, da Reportagem Local

Texto Anterior: Túnel do tempo: Ex-assessor quis bingo como "jogo do bem"
Próximo Texto: Outro lado: Deputado diz que é a favor do fim dos jogos no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.