UOL

São Paulo, domingo, 22 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UM RADICAL NO NINHO

Um dos programas do deputado é comer pastel e beber caldo de cana na rodoviária

Distante da cúpula, Babá aproveita a cidade com a família

Sergio Lima/Folha Imagem
Babá brinca com o filho, Tiago, no parque em frente à sua casa


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Carimbado como "radical" e "xiita", em razão das críticas ao FMI e ao presidente da República, o deputado federal João Batista de Oliveira Araújo, o Babá (PT-PA), 49, se derrete ao falar do filho, Tiago, 2. Mas endurece novamente quando questionado se frequenta o circuito da corte brasiliense. "Nunca!", responde ele, com convicção.
Babá mora em Brasília desde 1999, quando se tornou deputado federal.
Diferentemente das mulheres de muitos ministros, que têm cargos públicos, a de Babá, Ana Cláudia, trabalha como secretária numa universidade particular. "Nunca quis ninguém me acusando de nepotismo", diz o deputado paraense.
Tiago nasceu num hospital público da capital federal por vontade de Babá. O garoto estuda numa escola perto de casa e se diverte no parque Olho d'Água, em frente ao edifício onde mora a família.
Babá mantém o estilo simples. Desde o primeiro mandato, costuma comer pastel e beber caldo de cana na pastelaria Viçosa, na rodoviária de Brasília, que tem grande movimento de gente que mora nas cidades-satélites.
Quando recebe parentes do Pará, o principal programa do fim de semana é levá-los para visitar -de fora- os palácios da Alvorada e do Torto, as residências do presidente da República.
Na quinta-feira passada, depois de soltar os longos cabelos e descer no escorregador com o filho no Olho d'Água, Babá seguiu para Goiânia, onde seria homenageado no congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) e se encontraria com a filha Bruna,17, do primeiro casamento. "Ela já é militante", orgulha-se o pai.
A homenagem a Babá ocorreu no mesmo evento em que o presidente do PT, José Genoino, foi vaiado por estudantes. (GA)


Texto Anterior: Restaurante ainda recebe poderosos
Próximo Texto: Frase
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.