UOL

São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Mesa de negociação
O PT ameaça nos bastidores acelerar a reforma do Judiciário no Congresso para reagir às pressões da magistratura na discussão sobre as alterações nas regras da Previdência. Ontem, associações de juízes marcaram greve para o início de agosto.

Evitar problemas
O Planalto já começou informalmente a discutir a reforma tributária no Senado, casa onde os governadores têm mais influência. Teme que o projeto seja descaracterizado pelos senadores depois de aprovado em dura negociação na Câmara.

Combustão instantânea
O resultado da arrecadação nos seis primeiros meses do governo Lula explica o choro dos governadores. Aumentaram as receitas das contribuições, que são exclusivas da União, em relação à soma do Imposto de Renda e do IPI, que são repartidos com Estados e municípios.

Tempo ao tempo
FHC acredita que Serra vá mudar de opinião e disputar a sucessão de Marta Suplicy, se continuar bem nas pesquisas.

Pelo estômago
Cansado de ter seus pedidos de verba negados por Antonio Palocci em reuniões de trabalho, Cristovam Buarque (Educação) mudou de tática. Convidou o ministro da Fazenda para um almoço no sábado passado. A comida estava muito boa, mas não comoveu o colega.

Financiamento escolar
Eduardo Azeredo apresentou projeto no Senado pelo qual estudantes ou os seus pais poderiam usar 30% do FGTS para bancar mensalidades de universidades privadas. O desbloqueio do fundo poderia arcar com até 70% do valor das anuidades.

Quitute parlamentar
A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) lançará amanhã no Senado um livro de crônicas e de receitas culinárias.

Regime democrático
A cúpula do PSB decidiu substituir um dos três membros de seu Conselho de Ética por acreditar que ele votaria contrariamente à expulsão do ex-governador Anthony Garotinho.

Coronelismo de esquerda
A ordem para retirar Marcos Villaça do Conselho de Ética do PSB foi dada por Miguel Arraes. Após encaminhar o pedido de expulsão de Garotinho para o órgão, o cacique foi lembrado de que o ex-governador indicou dois dos seus três membros.

Não pode mais
O PSB alega que Villaça não pode acumular cargo no Conselho de Ética e no diretório do partido no Rio, do qual ele é secretário. Detalhe: o conselheiro estava no órgão havia quase dois anos. Ivan Rodrigues, de Pernambuco, deverá substituí-lo.

Aliado incômodo
Lula irá no sábado a Salvador para o lançamento do Programa Nacional de Turismo. Uma dúvida preocupa o Planalto: ACM estará na cerimônia?

Lobby amazônico
Os nove governadores da Amazônia Legal se reúnem amanhã com deputados e senadores da região para definir uma estratégia para pressionar o Planalto a acelerar a recriação da Sudam. Políticos do Norte temem que o novo órgão fique apenas para 2004.

Advogados na telinha
Pela primeira vez, a eleição da OAB-SP terá um debate na TV. O programa deverá ir ao ar na Rede Vida e na TV Comunitária semanas antes do pleito, marcado para o final de novembro.

Visita à Folha
Marco Aurélio Garcia, assessor especial do presidente da República para assuntos internacionais, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do assessor Bruno Gaspar.

TIROTEIO

De Chico Alencar (PT-RJ), sobre as mudanças na proposta de reforma da Previdência:
-As viúvas, que têm a marca de deserdadas da sorte desde o Antigo Testamento, e os juízes, que têm a marca da força desde o Antigo Testamento, conseguirão modificar a reforma do governo. É um dilema bíblico.

CONTRAPONTO

Santa brincadeira

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) contou a alguns amigos que recentemente esteve em uma igreja para se confessar.
Enquanto permanecia na fila, observou que o padre tinha o costume de falar num tom de voz alto o suficiente para que todos que o aguardavam ouvissem as penitências que impunha aos pecadores.
Preocupado, Alckmin cogitou abandonar a fila, mas achou que não pegaria muito bem. Depois de alguma espera, chegou a sua vez. Um pouco constrangido, o tucano revelou seus pecados ao padre. Ao final, percebendo o embaraço do governador, o padre respondeu, no tom de voz de costume:
-A sua carga é pesada demais, meu filho.
Alckmin estremeceu, esperando o pior.
O padre completou, rindo:
-Reze um pai-nosso que está tudo bem...


Próximo Texto: Reforma sob pressão: Juízes aprovam para agosto greve contra reforma de Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.