São Paulo, sábado, 22 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres respondem por apenas 14% das candidaturas, revela TSE

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apenas cerca de 14% dos candidatos inscritos nestas eleições são mulheres, revela levantamento divulgado ontem pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que traça o perfil dos candidatos por sexo, faixa etária e nível de escolaridade.
A proporção de mulheres é pequena em todas as disputas, apesar de o Censo de 2000 ter identificado que para cada 100 mulheres havia 96,93 homens.
Elas representam 12% dos candidatos aos governos estaduais, 16% ao Senado, 12% à Câmara, 14% às Assembléias Legislativas. Esses dados revelam que é inócua uma norma inserida na Lei Eleitoral (nš 9.504), de 1997, para estimular as candidaturas femininas nas eleições proporcionais (a deputado federal e estadual).
Os partidos são obrigados a reservar a um dos sexos 30% das vagas, mas raramente têm candidatas em número suficiente. Então, renunciam a parte das vagas e inscrevem um número menor de concorrentes da sigla.
O estudo do TSE mostra ainda que 53 candidatos (0,3%) sabem só ler e escrever -escolaridade mínima para entrar na disputa. Dois deles concorrem a governador de Mato Grosso e à vaga de senador na Bahia.
Outros 2.416 concorrentes (13%) pararam de estudar ao longo do ensino fundamental ou após concluí-lo. Pouco mais da metade, 57%, declarou formação de nível superior. Entre os sete candidatos à Presidência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o único sem curso superior -traz no currículo curso profissionalizante.
Na divisão por faixa etária, 46% dos candidatos tem entre 45 e 59 anos. Há 49 candidatos com mais de 79 anos (0,3%). Segundo o TSE, até ontem havia 19.166 candidatos. O prazo para pedido de registro terminou em 7 de julho.


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Lula transfere para comitê eleitoral equipe palaciana
Próximo Texto: Heloísa ataca governo e diz que vai acabar com "bolsa-banqueiro"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.