São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabral se diz a favor de união homossexual

DA SUCURSAL DO RIO

O candidato ao governo do Estado do Rio, senador Sérgio Cabral Filho (PMDB), se declarou a favor da união civil entre os casais homossexuais e à prática do aborto nos casos legalizados pela Constituição -defendeu que o procedimento seja mais debatido.
"Sou favorável rigorosamente ao que está previsto na Constituição Federal. Mas sinto, sinceramente, que esse debate deve ser mais discutido na sociedade", afirmou ele, para quem as mulheres devem incentivar o o tratamento do assunto.
"Vocês [mulheres] são muito mais inteligentes do que nós [homens]", concluiu o candidato, ontem. O peemedebista se recusou a comentar sobre o casamento religioso de homossexuais.
"Não sou padre nem pastor para defender o casamento", alegou ele, que se manifestou favoravelmente, quando questionado na sabatina, sobre o reconhecimento da união civil entre casais do mesmo sexo. "Sempre defendi publicamente isso", afirmou.
Cabral acrescentou que no Brasil, "vários juízes e desembargadores" já se manifestaram no Poder Judiciário, em relação à Previdência Social, pelo reconhecimento da estabilidade da união entre pessoas do mesmo sexo.

Tráfico
O candidato defendeu que a legislação criminal, ao diferenciar o traficante do usuário de drogas, proíba a prisão em flagrante daquele que porta entorpecentes para consumo próprio. De acordo com Cabral, é "absolutamente inaceitável tratar o usuário como um traficante".
A respeito das implantação do sistema de cotas para negros e estudantes de escolas públicas nas universidades, o candidato disse ser favorável. "Acho importante. No Brasil, há essa dívida com os negros", afirmou. (SÉRGIO TORRES)


Texto Anterior: Eleições 2006/Candidatos na Folha: Cabral defende uso do Exército contra a violência no Rio
Próximo Texto: Candidato não revela seu voto e se diz "radicalmente neutro"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.