São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 2006

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Nome a zerar

Desde a agenda na blogosfera brasiliense, passando por sites, rádios e telejornais, foi dia de espera. Um "dia decisivo para os sanguessugas", na expressão da Globo, no início da tarde; de "sanguessugas ansiosos", na submanchete do iG, no fim da tarde. Por todo lado, como nos "+ lidos" da Folha Online, o aviso de que os acusados "têm até a meia-noite para renunciar".
Mas aos poucos a percepção foi mudando. No blog de Fernando Rodrigues, "não adianta renunciar, os acusados serão alvos agora ou no ano que vem". O de Ricardo Noblat registrou a pressão contra a renúncia, feita pelos confiantes "na impunidade na Câmara". Início da noite e a Folha Online diz que o Conselho de Ética já previa quatro renúncias, quando, "na semana passada, a avaliação era de renúncia em massa".
 
O que não impediu piadas como a de Tutty Vasques, no site Nomínimo, dizendo que, "acusada, Serys Slhessarenko tem um nome a zerar. Não há quem não se enrole ao citá-la, ainda que seja para defendê-la".

A ELEIÇÃO YOU TUBE

Foi destaque no "New York Times" de domingo e seguia ontem na home. Sob o título "The You Tube Election", o jornal tratou do impacto do serviço de compartilhamento de vídeo nas campanhas para o Congresso dos EUA, com frases infelizes dos candidatos se espalhando pela rede. O exemplo maior é do senador republicano George Allen, que chamou de "macaca" (sic) uma estudante de origem indígena. Mas não se sabe se Allen e outros serão afetados -até porque, no dizer do blogueiro Jeff Jarvis, no jornal, "não há nada de novo em político dizendo coisa estúpida".

"É FANTÁSTOSCO"

Por aqui, o blog de humor Kibe Loco!, de Antonio Tabet, comemora e espalha que já virou "o canal brasileiro mais assistido no You Tube -ocupando a quarta posição no ranking mundial da semana [passada], a quinta colocação no mês e chegando à liderança na última quarta-feira". Lançou até um concurso de vídeos dos leitores, chamado "É Fantástosco", para celebrar. Alguns dos "hits" que ele postou: William Bonner imitando Clodovil, a candidatura de Ruth Lemos, o bate-boca entre Rogério Ceni e Milly Lacombe; menos cotados, também Lula e José Serra.

O EXTERMINADOR
Geraldo Alckmin não tem sorte. No início da noite, na manchete de seu site, "Lula virou um exterminador de empregos, afirma Geraldo". Na manchete do Globo.com e outros, naquele momento:
- Geração de empregos formais cresce 31% em julho.

CULPA DO LULA
Lucas Mendes, no site BBC Brasil, relatou viagem ao Rio:
- Dias lindos, amigos prósperos, restaurantes cheios, ruas congestionadas, explosão de lojas -e todos dizem: está uma merda! Culpa do Lula. Não encontrei uma pessoa que vá votar nele, mas todos garantem que vai ganhar disparado. Só com o meu voto?

"A LUTA CONTINUA"
O "Financial Times" fez "rara entrevista" com Andrés López Obrador, o presidenciável em "resistência civil" pela recontagem dos votos no México, acampado na capital.
Diz "lutar para salvar a democracia" e que o dia 16, o prazo da Justiça, será "histórico". Se perder, "a luta continua". Mas então, diz o "FT", "pode estar chamando a tenda de lar indefinidamente".

ESQUERDA URUGUAIA
O presidente uruguaio, Tabaré Vasques, segundo o argentino "La Nación", anunciou que "vai falar com o brasileiro Lula, para avançar no acordo bilateral do Uruguai com os Estados Unidos".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Imprensa: Folha recebe o "Troféu Dia da Imprensa" de melhor diário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.