São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Padre espanhol e coroinha são beatificados em cerimônia no RS

DA AGÊNCIA FOLHA

Cerca de 20 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, presenciaram a beatificação do padre espanhol Manuel Gómes Gonzáles (1877-1924) e do coroinha Adílio Daronch (1908-1924), em Frederico Westphalen (448 km ao norte de Porto Alegre). A cerimônia teve a presença de dom Zeno Hastenteufel, bispo da cidade, e do cardeal José Saraiva Martins, que veio do Vaticano, informou a polícia.
Gonzáles e Daronch foram mortos em 1924, perto de Três Passos (RS), onde fariam uma missa para colonos de origem alemã. Eles foram encontrados no povoado de Feijão Miúdo, fuzilados e amarrados a uma árvore e, por isso, foram considerados mártires da Igreja Católica. Os corpos foram enterrados em Nanoai (RS).
A cerimônia de ontem, um dos passos da santificação, vem sendo preparada desde janeiro, quando foi confirmada pelo Vaticano. O processo foi iniciado em 1996 e, em dezembro de 2006, o papa Bento 16 reconheceu o martírio e promulgou o decreto da beatificação. Para serem canonizados, é requerido ao menos um milagre considerado legítimo.


Texto Anterior: Mídia: DEM questiona medida que criou TV Pública
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Novo velho FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.