São Paulo, quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serraglio reconhece ter existido um sistema de corrupção de congressistas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mais de seis meses depois de o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciar um esquema de pagamento de mesada pelo PT a partidos aliados, o relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), foi ovacionado ontem pela oposição ao dizer que os resultados das investigações atestam que "existia um sistema de corrupção de parlamentares".
"Lamentavelmente, reconheço que temos um sistema de corrupção de parlamentares." Em meio a aplausos e elogios da oposição, o relator disse que "mensalão e caixa dois são conceitos que não se excluem" e criticou o PT por não "depurar-se" e por não afastar os envolvidos nas denúncias.
"Tenho o maior apreço pelo PT, mas lamento pela forma como vem conduzindo, no sentido de defender o indefensável." Em coro, a oposição atacou. "Pobre coitado do presidente Lula, que não terá mais coragem de se dirigir ao povo brasileiro para tentar negar aquilo que esse trabalho prova de forma inequívoca", disse Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA).
A reação de parlamentares petistas foi tímida e limitou-se a queixas pelo fato de o relatório não abordar o esquema de Marcos Valério para o financiamento da campanha de reeleição do hoje senador tucano Eduardo Azeredo ao governo de Minas, em 1998.
"De novo os dados de 1998 não estão no relatório apesar de os documentos já estarem na CPI", disse a senadora Ideli Salvatti (PT-SC). O PT conseguiu ontem a nomeação de Maurício Rands como relator-adjunto da CPI, ao lado do tucano Eduardo Paes, para tentar buscar provas da ligação de Valério com o PSDB mineiro.
A CPI também definiu uma nova sub-relatoria, que será responsável por elaborar projetos de combate à corrupção, encabeçada por Onyx Lorenzoni (PFL-RS). (SILVIO NAVARRO)


Texto Anterior: Agência de Valério cobra dívida do BB de R$ 13 milhões
Próximo Texto: Escândalo do mensalão/Hora das conclusões: Desvio ainda não está comprovado, diz BB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.