UOL

São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ofensiva contra o Iraque deve dominar debate

DO ENVIADO A DAVOS

O encontro anual 2003 em Davos deveria discutir a construção da confiança, seu tema oficial, mas a aparente iminência de uma ofensiva contra o Iraque tende a roubar a cena.
É sintomático que o Fórum Econômico Mundial tenha convidado nove líderes políticos iraquianos, alguns deles vivendo no Iraque, para uma discussão sobre "as perspectivas da democracia" no país -uma espécie de codinome para debater o futuro do Iraque sem Saddam Hussein, seu atual líder.
Mas o foco central do debate estará nas autoridades norte-americanas que igualmente confirmaram presença em Davos, como o secretário de Estado, Colin Powell, e o equivalente a ministro da Justiça, John Ashcroft.
Como comparecerão igualmente autoridades alemãs e francesas, Davos tende a reproduzir o choque entre a cautela e as reticências dos europeus e a pressa dos norte-americanos em atacar o Iraque. (CR)


Texto Anterior: Fórum econômico: Lula leva proposta de pacto social a Davos
Próximo Texto: Aos que saem/Aos que chegam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.