São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enfraquecido, salário mínimo completa 60 anos

da Reportagem Local

Em meio à polêmica sobre quanto deve valer, o salário mínimo completa 60 anos no Brasil. Ele foi adotado pelo presidente Getúlio Vargas para proteger o mercado interno. Era uma medida nacionalista.
O mínimo chega ao ano 2000 sob a acusação de estar enfraquecido. Não apenas em seu valor, mas também como força econômica. Em economias mais fortes, as categorias negociam seus pisos e o mínimo tende a perder sua força. O estudo mostra que o mínimo pode ser mais significativo do que se costuma acreditar.
Em 1940, 10,2 milhões de trabalhadores recebiam um salário, o equivalente a 68,7% da população ocupada. Em 1998, 14,6 milhões de brasileiros que integram a população economicamente ativa ganhavam um mínimo. É quase um quarto dos trabalhadores. "A economia brasileira permanece com baixos salários", diz o autor.
O estudo traça um perfil daqueles que recebem um mínimo. Elas estão, em sua maioria, no Nordeste (54,2%), trabalham em funções domésticas (58,9%), não têm carteira assinada (41,9%) e têm de 4 a 7 anos de instrução (33,6%).


Texto Anterior: A frase
Próximo Texto: Governo adia decisão sobre o teto salarial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.