São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Militantes fazem curso
MST troca feijão por tíquetes de refeição

RICARDO BRANDT
da Folha Campinas

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) trocou arroz e feijão de seus assentamentos pelas refeições consumidas por cerca de mil jovens sem terra que participam do segundo curso de formação de novos líderes do movimento na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A coordenação nacional do MST conseguiu este ano 5.000 quilos de arroz produzidos em assentamentos do Rio Grande do Sul e ainda 900 quilos de feijão produzidos no assentamento de Itapeva (SP). Os alimentos foram trocados pelos tíquetes de refeição entregues pela universidade aos sem-terra, que estão comendo no refeitório do campus.
"Esses alimentos são os mesmos comercializados em nossas cooperativas", disse Adelar João Pizetta, coordenador de formação do MST.
A universidade, pela segunda vez, abre as portas para o MST realizar um curso nacional para formação de novos líderes de assentamentos, para ações de ocupação e coordenação de grupos.
O 2º Curso sobre Realidade Brasileira começou no último sábado e termina na próxima segunda-feira. Um dos pontos altos do curso acontece hoje, com a palestra do principal ideólogo do movimento, João Pedro Stedile, que abordará a história da reforma agrária no Brasil e no mundo.

Outros encontros
Em Belém (PA), começa hoje um encontro estadual de formação de jovens líderes para 500 militantes, que estará acontecendo na UFPA (Universidade Federal do Pará). Entre os dias 14 e 23 de julho, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), acontece outro encontro regional de formação para jovens líderes.
"A universidade pública tem que estar aberta para os grupos sociais, e temos um bom relacionamento com os coordenadores de muitas instituições de ensino", disse Pizetta.


Texto Anterior: Questão indígena: Sede da Funai em Boa Vista é invadida
Próximo Texto: Estatais: Venda de elétricas troca de ministério
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.