São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Público-alvo
Ao condicionar ajuda a seus candidatos a prefeito à defesa do governo Lula, a cúpula petista mira especificamente nos deputados que ameaçam votar contra o salário mínimo de R$ 260.

Ajuda seletiva
Aos bem-comportados, o PT promete arcar com despesas como o deslocamento de estrelas do partido para os palanques municipais, além de oferecer um programa de televisão de cinco minutos pronto para quem quiser usar. Nada disso estará ao alcance de rebeldes.

Seguro-confusão
A direção do PT decidiu não servir de avalista às campanhas municipais. Para completar, terá poder de veto na escolha dos tesoureiros de seus candidatos nas eleições das capitais.

Time completo
Fechado com Marta Suplicy (São Paulo) e João Paulo (Recife), Duda Mendonça definiu com o PT a terceira campanha municipal que fará para a sigla: a de Ângelo Vanhoni (Curitiba).

Asas de fora
Com um tucano de vôo próprio na disputa paulistana, Geraldo Alckmin tem sido aconselhado a aproveitar todo tempo livre com aparições em palanques do PSDB além das fronteiras do Estado. 2006 vem aí.

Tudo menos isso
Miguel Arraes mandou avisar a Luiza Erundina que poderá até resistir aos apelos do PT e manter sua candidatura em São Paulo. O presidente do PSB, porém, não aceitará garantir-lhe a legenda caso a ex-prefeita decida ser vice de José Serra.

Poder da palavra
Luiz Antonio Fleury está perto de levar a escolha do candidato do PTB a prefeito de São Paulo para a convenção. Seus adversários no partido reconhecem que, auxiliado pelo Planalto, o deputado terá bons argumentos para convencer os delegados.

ABCD 1
Passa por Diadema, cidade da Grande São Paulo administrada há 21 anos pelo PT, a ligação do deputado estadual petista Donisete Braga com o empresário Sérgio Gomes da Silva, preso sob suspeita de ter participado do assassinato de Celso Daniel.

ABCD 2
Donisete Braga, apontado na quarta-feira pelo Ministério Público como envolvido na morte do prefeito de Santo André, é afilhado político e foi assessor de Márcio Chaves, petista que deu as cartas no transporte coletivo em Diadema e atualmente é vice-prefeito de Mauá.

ABCD 3
De acordo com o Ministério Público, Sérgio Gomes da Silva comandou esquema de propina na área do transporte coletivo na Prefeitura de Santo André.

Unha e carne
Em Pernambuco, a ligação entre o ministro Humberto Costa e seu assessor Cláudio Gomes da Silva, preso na Operação Vampiro, é considerada ainda mais estreita do que foi a de José Dirceu com Waldomiro Diniz.

Raio X
A prioridade da nova direção da Abin será mapear a atuação de cartéis de narcotraficantes e de ONGs no Brasil, principalmente as internacionais.

Celebridade
Novo diretor da Abin, Mauro Marcelo tem um perfil bem diferente do esperado de um "agente secreto". O delegado gosta de dar entrevistas e já foi capa de revistas de "famosos".

Pressão dos pares
Durante sua visita, Lula comunicará ao governo da China que, após gestões do Mercosul, o Paraguai decidiu retomar relações diplomáticas com o país.

TIROTEIO

Do presidente do PT, José Genoino, sobre ligação, apontada pelo Ministério Público, do deputado petista Donisete Braga com o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel:
-O Ministério Público só pode falar na investigação e na denúncia fundamentada. Não pode fazer política com o vazamento de indícios. Sou contra a "lei da mordaça", mas esse tipo de atuação não é democrática.

CONTRAPONTO

Questão de perspectiva

Sempre vazio às sextas-feiras, o Senado tem sido povoado, nesse dia da semana, quase que exclusivamente por parlamentares da oposição. Não raro, os poucos governistas ali encontrados na véspera do fim de semana também aproveitam para dar suas cutucadas no Planalto.
Na sexta retrasada, o êxodo foi tema de comentário bem-humorado de Heráclito Fortes (PI), que cobrou a presença de aliados de Lula no plenário.
Em resposta, Cristóvam Buarque (DF) se apresentou ao colega. O pefelista rebateu:
-Vossa excelência é um dissidente. Bem que tenta ser do PT, mas o PT não deixa.
Romero Jucá (PMDB-RR), vice-líder do governo, também se fez notar. Foi a vez de Álvaro Dias (PSDB-PR) ironizar:
-Vossa Excelência sempre é governo. Os governos é que mudam, mas Vossa Excelência continua a ser governo.


Próximo Texto: Datafolha: Serra, com 26%, lidera em SP; Maluf e Marta estão com 20%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.