UOL

São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA MARRA

Liderados por "radical", grevistas tentam invadir reunião do PT

Servidores tumultuam Câmara

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um protesto de servidores contra a reforma da Previdência causou tumulto ontem na Câmara dos Deputados. Houve empurra-empurra e início de pancadaria quando os seguranças tentaram impedir que cerca de 30 funcionários invadissem reunião da bancada do PT.
A marcha do funcionalismo em direção à reunião do PT foi liderada pelo deputado João Fontes (PT-SE), ameaçado de expulsão da legenda. Durante o protesto os deputados Babá (PA) e Luciana Genro (RS), que também sofrem processo disciplinar, se juntaram ao grupo.
Os servidores estavam num seminário no Senado. Eles furaram a segurança e foram em direção à Câmara: "Passamos por três barreiras de seguranças do Senado para cá. Uma na porta do Senado, outra no salão verde [Câmara] e outra mais adiante. Levei soco e pontapé nos rins", disse Carlos Jorge, sindicato dos policiais civis de Alagoas.
Os servidores queriam ser recebidos pela liderança do PT, o que foi recusado. Na porta da reunião, eles gritaram slogans e fizeram um apitaço para inviabilizar a reunião. "Eles concordaram em receber um de cada entidade. Quando eu disse que eram 53 entidades, eles não concordaram", disse Janio Gandra.
Enquanto os "radicais" eram ovacionados, o presidente do PT, José Genoino, e o deputado Professor Luizinho (PT-PR) eram os mais atacados na reunião. Genoino chegou a ser chamado de "dedo-duro do Araguaia", em referência à guerrilha (1972-1974) na qual atuou. Os servidores jogaram moedas e uma nota de R$ 20 em Genoino.
Na reunião do PT foi fechada questão a favor do relatório do deputado José Pimentel (PT-CE) sobre a reforma da Previdência, contrariando deputados da ala à esquerda do partido. O deputado Walter Pinheiro (BA) saiu do encontro chutando uma lata de lixo no corredor. (FERNANDA KRAKOVICS E RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Servidor do BC decide parar na parte da manhã
Próximo Texto: Governador do Pará tem seu dia de "estrela"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.