São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido diz não ser reduto exclusivo da igreja

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Lideranças do PRB afirmam que o partido não é um reduto exclusivo da Universal e negam que a legenda se aproveite dos contratos da igreja para receber doações.
Único senador da legenda e presidente do diretório do Rio, Marcelo Crivella diz que as empreiteiras não trabalham exclusivamente para a igreja.
"Essas empreiteiras prestam serviços não só para a Universal, mas para um monte de outras igrejas e outras empresas. O importante é que não tem nenhuma empreiteira que trabalha para o governo", afirma.
Segundo o senador, que é bispo licenciado da Universal, não há ligação do partido com a igreja. "Politicamente, não existe nenhuma relação. O PRB é o partido dos republicanos. Agora, tem entre seus apoiadores uma grande base evangélica. Há muitos empreiteiros evangélicos", afirma.
O tesoureiro Mauro Silva afirma que "o PRB recebe doações de todos os setores produtivos, inclusive empreiteiras". Ele diz ainda que é "substancial o volume de ajuda financeira ao PRB oriundo de pessoas físicas". No ano passado, pessoas físicas doaram R$ 38.523 ao partido, ou 2,4% do total.
Segundo Silva, o PRB é uma "pessoa jurídica de direito privado, integrado por várias lideranças políticas". O tesoureiro cita entre as lideranças o vice-presidente José Alencar.
As oito empreiteiras foram procuradas pela Folha. Destas, quatro não responderam -Fujita, MPC, Premo e Icec.
A Construtora Liderança afirmou apenas que "foi abordada por uma comissão do partido e resolveu colaborar".
A Efer declarou, por meio de seu gerente comercial, Renato Ruffo, que "a doação foi decisão da diretoria". "Vira e mexe a gente está fazendo obra para a Universal. Às vezes ganhamos umas, perdemos outras", disse.
A Precon afirmou que "as doações feitas para entidades, associações e partidos estão absolutamente dentro das normas legais e são regularmente declaradas".
Já o diretor-presidente da PBR, Roberto Boscarriol Júnior, disse que a doação aconteceu porque seu filho se filiou ao partido e "achou interessante fazer a doação". A Igreja Universal do Reino de Deus foi procurada pela Folha, mas não quis se manifestar. (FZ)


Texto Anterior: Empreiteiras de obras da Universal financiam PRB
Próximo Texto: Janio de Freitas: Fiel aos infiéis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.