São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / EFEITO LULA

44% votariam em candidato apoiado por Lula, diz Sensus

75% escolheriam candidatos do governo para a continuidade de programas sociais

Pesquisa encomendada pela CNT aponta ainda recorde de avaliação positiva da gestão petista, com 68,8%, maior índice desde 1998

LETÍCIA SANDER
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e divulgada ontem mostra o potencial do presidente Lula como cabo eleitoral nas eleições municipais de outubro: 44,1% dos entrevistados admitiram a possibilidade de votar no candidato apoiado ou indicado pelo presidente.
Desse percentual, 15,5% declararam que o candidato de Lula é "o único em quem votariam". Segundo Ricardo Guedes, diretor do Sensus, esse percentual, que representa o potencial de transferência direta de votos, é alto. "Tradicionalmente, os presidentes transferem cerca de 10%, nessa faixa."
O instituto também questionou os entrevistados se, nas próximas eleições, eles votariam nos candidatos do governo para a continuidade dos programas sociais: 75,3% disseram que sim contra 13,6% que responderam negativamente.
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que é aventada como a candidata escolhida por Lula para sucedê-lo em 2010, aparece, em uma das simulações da pesquisa, com 8,4%, atrás de José Serra (PSDB), 38,1%, Ciro Gomes (PSB), 17,4%, e Heloísa Helena (PSOL), 9,9%. Em abril, Dilma tinha 6,2%, segundo o Sensus. Na pesquisa espontânea, Lula é campeão de menções (23,4%), seguido por Serra, com 6,7%.
O levantamento aponta que o governo petista alcançou o recorde de sua popularidade, com 68,8% de avaliação positiva, maior índice de um presidente desde 1998. A aprovação pessoal de Lula chegou a 77,7%, índices somente superados no início de 2003, quando o presidente assumiu o cargo. Em janeiro daquele ano, 83,6% aprovaram o seu mandato.


Texto Anterior: Outro lado: Partido afirma que atingiu meta de beneficiados
Próximo Texto: Pesquisa é como uma fotografia, diz presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.