São Paulo, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

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ELEIÇÕES 2006/PRESIDÊNCIA

Goiás, Pará e Ceará, governados há pelo menos oito anos pelo PSDB, são 3 dos 5 Estados que serão alvo de campanha em março

Lula fará propaganda em redutos tucanos

Rogério Cassimiro - 10.jan.06/Folha Imagem
Outdoor da campanha publicitária regional do governo federal realizada em janeiro último em São Paulo indica queda da pobreza


SHEILA D'AMORIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Tradicionais redutos tucanos são o alvo das novas campanhas publicitárias do governo federal para destacar obras realizadas e resultados de programas sociais. A partir do início de março, o governo vai intensificar a divulgação das ações da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com mais uma rodada de comerciais para televisão, anúncios em jornais e outdoors.
Dos 5 Estados escolhidos pelo Planalto para a implementação dessa campanha regionalizada, 3 são governados pelo PSDB há, no mínimo, oito anos: Goiás, Ceará e Pará. Os outros dois são Pernambuco, comandado por Jarbas Vasconcelos, do PMDB, e a Bahia, de Paulo Souto, do PFL.
Assessores do presidente estão convencidos de que a primeira fase dessa estratégia, realizada em dezembro e janeiro em cinco outros Estados e no Distrito Federal, foi fundamental para a melhoria da imagem de Lula e do governo, confirmada nas recentes pesquisas de opinião. Com isso, acreditam que a expansão da campanha pelo resto do país irá trazer mais dividendos políticos.
Em cada Estado serão destacadas três obras e um programa social. Os critérios de escolha dos Estados, segundo assessores do governo, são o volume do investimento feito e o número de famílias beneficiadas. O custo não foi informado. A campanha está incluída nos gastos totais do governo federal com publicidade.
No Ceará -reduto do presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati, que já foi governador em três mandatos e fez o seu sucessor nas últimas eleições para o cargo, Lúcio Alcântara-, o destaque do governo federal será o resultado do programa que financia pequenos agricultores, o Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar), e a liberação de mais recursos para as obras do metrô.
Já no Pará, há 12 anos sob o comando dos tucanos e atualmente governado por Simão Jatene, o foco principal será o desenvolvimento pelo governo de uma fonte alternativa de combustível, o biodiesel. A idéia é ressaltar os avanços para o país com incentivos fiscais para famílias que vivem da plantação de mamona e de soja.
Em Goiás, governado há oito anos pelo tucano Marconi Perillo, o tema principal será a agricultura. A ênfase, mais uma vez, ficará com o estímulo a pequenos produtores no âmbito do Pronaf.
Em Pernambuco, os destaques serão o programa Luz para Todos e as obras do aeroporto de Recife, inaugurado por Lula nesta semana; na Bahia, as obras do metrô.

Busca de dados
Nas últimas semanas, foi montado um núcleo na área de comunicação e propaganda do governo que está revirando os ministérios para reunir dados atualizados dos programas que têm apresentado melhores resultados. Ao todo, 12 pessoas estão envolvidas.
A idéia é destacar, em cada Estado, três obras federais e um programa social em comerciais de um minuto, que serão veiculados na televisão, além dos anúncios em jornais, rádios e outdoors.
Em abril e maio, os Estados serão substituídos, para atingir a maior parte do país até junho, quando a legislação eleitoral obriga a interrupção das propagandas de realizações do governo.


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