São Paulo, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006 |
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ELEIÇÕES 2006/PRESIDÊNCIA Goiás, Pará e Ceará, governados há pelo menos oito anos pelo PSDB, são 3 dos 5 Estados que serão alvo de campanha em março Lula fará propaganda em redutos tucanos
SHEILA D'AMORIM DA SUCURSAL DE BRASÍLIA Tradicionais redutos tucanos são o alvo das novas campanhas publicitárias do governo federal para destacar obras realizadas e resultados de programas sociais. A partir do início de março, o governo vai intensificar a divulgação das ações da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com mais uma rodada de comerciais para televisão, anúncios em jornais e outdoors. Dos 5 Estados escolhidos pelo Planalto para a implementação dessa campanha regionalizada, 3 são governados pelo PSDB há, no mínimo, oito anos: Goiás, Ceará e Pará. Os outros dois são Pernambuco, comandado por Jarbas Vasconcelos, do PMDB, e a Bahia, de Paulo Souto, do PFL. Assessores do presidente estão convencidos de que a primeira fase dessa estratégia, realizada em dezembro e janeiro em cinco outros Estados e no Distrito Federal, foi fundamental para a melhoria da imagem de Lula e do governo, confirmada nas recentes pesquisas de opinião. Com isso, acreditam que a expansão da campanha pelo resto do país irá trazer mais dividendos políticos. Em cada Estado serão destacadas três obras e um programa social. Os critérios de escolha dos Estados, segundo assessores do governo, são o volume do investimento feito e o número de famílias beneficiadas. O custo não foi informado. A campanha está incluída nos gastos totais do governo federal com publicidade. No Ceará -reduto do presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati, que já foi governador em três mandatos e fez o seu sucessor nas últimas eleições para o cargo, Lúcio Alcântara-, o destaque do governo federal será o resultado do programa que financia pequenos agricultores, o Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar), e a liberação de mais recursos para as obras do metrô. Já no Pará, há 12 anos sob o comando dos tucanos e atualmente governado por Simão Jatene, o foco principal será o desenvolvimento pelo governo de uma fonte alternativa de combustível, o biodiesel. A idéia é ressaltar os avanços para o país com incentivos fiscais para famílias que vivem da plantação de mamona e de soja. Em Goiás, governado há oito anos pelo tucano Marconi Perillo, o tema principal será a agricultura. A ênfase, mais uma vez, ficará com o estímulo a pequenos produtores no âmbito do Pronaf. Em Pernambuco, os destaques serão o programa Luz para Todos e as obras do aeroporto de Recife, inaugurado por Lula nesta semana; na Bahia, as obras do metrô. Busca de dados Nas últimas semanas, foi montado um núcleo na área de comunicação e propaganda do governo que está revirando os ministérios para reunir dados atualizados dos programas que têm apresentado melhores resultados. Ao todo, 12 pessoas estão envolvidas. A idéia é destacar, em cada Estado, três obras federais e um programa social em comerciais de um minuto, que serão veiculados na televisão, além dos anúncios em jornais, rádios e outdoors. Em abril e maio, os Estados serão substituídos, para atingir a maior parte do país até junho, quando a legislação eleitoral obriga a interrupção das propagandas de realizações do governo. Texto Anterior: CNBB critica uso eleitoreiro da máquina Próximo Texto: Memória: Campanha já passou por São Paulo e pelo Rio Índice |
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