São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comentário

Cúpula vira circo da falta de informação

DO ENVIADO A BUENOS AIRES

A sala de imprensa da residência oficial da Presidência argentina em Olivos fechou por volta de 13h de ontem (12h em Brasília), como se fosse botequim de periferia, embora lá dentro estivessem reunidos os presidentes da Argentina, do Brasil e da Bolívia, para discutir o fornecimento de gás boliviano aos dois outros países.
Começou com essa cena insólita um episódio de confusão circense no fornecimento de informações sobre a cúpula tripartite, embora a discussão afete o cotidiano de milhões de pessoas.
Aliás, chamar de sala de imprensa o que há em Olivos é uma gentileza. Trata-se de um salão reduzido, incapaz de abrigar a quantidade de jornalistas que fatalmente é atraída para eventos do gênero.
Fechada a porta, comprovou-se que não haveria, ao final da cúpula, a habitual entrevista coletiva.
Conseqüência: os jornalistas correram para a Base Aérea, local do embarque dos presidentes Lula e Evo Morales, na expectativa de, lá, conseguirem informações.
Até conseguiram, mas em circunstâncias não menos circenses: ficaram no cercadinho de praxe, tendo ao lado o avião presidencial, com as turbinas ligadas, e à frente uma selva de câmaras que impediam a aproximação. Quando o ministro Edison Lobão se apresentou, só foi ouvido por dois ou três repórteres próximos e pelos gravadores de todos os demais que um assessor de imprensa da Embaixada segurava nas mãos e onde podia, como equilibrista.
Fechou o espetáculo a banda do Regimento de Granadeiros San Martín, que começou a tocar a marcha de despedida para Morales, no momento em que o presidente Lula se aproximava dos jornalistas. Com turbina ligada e banda tocando, Lula parecia estar fazendo "play back", em vez de dar entrevista. (CLÓVIS ROSSI)


Texto Anterior: Brasil diz que dá energia à Argentina, não gás
Próximo Texto: Defesa: Ministro diz que criação de conselho na região será discutida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.