São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Sem os EUA

Notimex/jornada.unam.mx
"La Jornada", Lula ao lado do mexicano Felipe Calderón e de outros
Nas manchetes de BBC Brasil e Reuters Brasil, "América Latina chega a acordo para criar organismo sem os EUA" ou "novo bloco sem os EUA". À CNN en Español (pág. A8), Lula, a exemplo do enviado dos EUA ao encontro, afirmou que a nova entidade não vai substituir a Organização dos Estados Americanos (OEA), sediada em Washington.
A Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, nome provisório, foi manchete on-line também nos mexicanos "El Universal", "Presidentes aprovam a nova integração latina", e "La Jornada", "33 países aprovam blogo regional". O presidente do México proclamou o "êxito" do encontro, que "renova a convicção de que os povos latino-americanos devem contar com um mecanismo reforçado para dirimir as diferenças de maneira razoável".



MODESTO
latimes.com
O "Los Angeles Times" deu alto de página para "Avião modesto do Brasil é adequado aos planos de nações". O Super Tucano "encontra mercado crescente": a Colômbia comprou 25, o Equador encomendou 24 e os EUA "estão considerando adquirir 200". E a Royal Air Force, britânica, "estuda possibilidade de trocar sua frota de jatos Harrier, de decolagem vertical, pelo Super Tucano"



BRASIL, NA VISÃO DOS EUA
O Council on Foreign Relations postou longo estudo de Shannon O'Neill, especialista em América Latina ligado à própria instituição, "Brasil como potência emergente: a visão dos Estados Unidos". Ele avalia que "finalmente" Washington "reconhece a ascensão política e econômica", mas "traduzir o reconhecimento em políticas bilaterais e parcerias continua difícil".
Ainda "não está claro se os EUA e o Brasil desejam e são capazes de formar uma relação especial".



ATÉ QUANDO?
Em sites de jornais dos EUA, reportagem feita por oito jornalistas da Reuters pergunta, no título, "Até quando o dólar pode desafiar a lei da gravidade?".
No texto, "enquanto os EUA penduram deficits incríveis e o centro da atividade econômica muda para países como China e Brasil, economistas, investidores e políticos nos EUA e no exterior, entrevistados, dizem que o prognóstico está longe de ser róseo". E que "moedas de China, Brasil ou Índia podem ocupar uma porção maior das reservas de bancos centrais nas próximas décadas".



PARA LONGE DA BÉLGICA
wsj.com
Demanda maior fora da Europa
Da Bélgica, sede da AB InBev, gigante de cerveja comandada por brasileiros, o "Wall Street Journal" conta que as "tensões estão crescendo" no país desde que os novos executivos passaram a "focar intensamente o corte de custos, especialmente nos mercados estagnados como a Europa". A empresa "está tentando reduzir sua presença na Bélgica".



ENTRA E SAI
Na manchete do "SBT Brasil", "Brasília troca de novo de governador, depois de 12 dias". "Jornal da Record": "Sem cargo e sem partido. Governador do Distrito Federal renuncia e sai do DEM". "Jornal Nacional": "O terceiro governador em 12 dias. O vice, Paulo Octávio, renuncia. José Roberto Arruda, do DEM, continua preso. E agora é o presidente da Câmara que assume".

"NÃO EXISTE"
Antes dos novos capítulos do DEM em Brasília, o UOL trazia, como manchete, que "Quatro vereadores do PT têm a cassação suspensa" em São Paulo. Quanto ao prefeito, "Kassab defende transparência e diz que a cassação não existe."

SERRA VS. LULA
O governo de São Paulo, no site da "Veja", responde às críticas de Lula e "esclarece" que o governo federal "não fez investimentos no Metrô", apenas "financiamento" via BNDES. E que só transferiu outros R$ 270 milhões como "encontro de contas".

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Mato Grosso: Magistrados são condenados por desviar R$1,5 mi
Próximo Texto: Folha terá novo projeto visual em maio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.