São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB quer que Palocci sofra impeachment

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PSDB protocolou ontem na presidência da Câmara um pedido para abrir processo de impeachment do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. A proposta do deputado Aberto Goldman (PSDB) é encaixar Palocci na mesma lei que afastou o presidente Fernando Collor. O ministro seria considerado impedido de exercer sua função porque teria cometido crime de responsabilidade.
"Não há precedentes desse tipo de denúncia contra um ministro", disse o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP). "O processo deve ser levado até o fim e ele deve ter o seu mandato suspenso, como manda a lei", disse Goldman.
O PSDB avalia que há provas de que o ministro mentiu à CPI dos Bingos, ferindo o decoro de seu cargo, e que se omitiu diante da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Os dois atos enquadrariam Palocci na lei 1.079.
O requerimento cita ainda a "evidente conexão" entre o depoimento de Francenildo à CPI e a "criminosa quebra do seu sigilo bancário" pela CEF. Caso Aldo aprove o pedido, a Câmara deve criar uma comissão para investigar Palocci. Essa comissão elaborará um relatório que vai a votação em plenário. (CYNTHIA GARDA)

Texto Anterior: Presidente da CEF não sairá do cargo, diz Lula
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Palocci em apuros: Caseiro passa de vítima a investigado pela PF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.