São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Do bairro nobre ao CDP

Depois de Suzane Von Richthofen no "Domingo Espetacular" e no "Fantástico", veio o fim de semana e foi crime em cima de crime.
 
Começou sábado, nas manchetes de "Jornal da Record", "Jornal Nacional", "SBT Brasil" e "Jornal da Band":
- Tragédia em bairro nobre. Adolescente de classe média mata a mãe estrangulada.
Relato que abriu o "JN":
- O jovem de 17 conta que estava de castigo por ir mal nos estudos, desobedeceu a mãe e acabou expulso de casa. De madrugada, ao ver o filho, a mãe teria tentado agredi-lo com faca. Ele pressionou o pescoço da mãe até que ela desmaiou.
 
Anteontem também, nas manchetes de Band e Record:
- Skinheads atacam jovem em região conhecida pela freqüência de homossexuais, na rua da Consolação.
 
E ontem a Globo destacou no correr do dia, ao vivo:
- Um homem armado mantém dois reféns, rendidos às 11h30 em frente a esta Igreja Universal, na zona leste. O homem, que tinha participado de assalto, pulou o muro e rendeu a repórter e o iluminador, que está com arma apontada para as costas. O bandido exigiu a presença de um advogado.
Globo News, Band News, CBN e Jovem Pan também pareciam não ter outro tema. Da última, no final da tarde:
- Jacaré, 34 anos, que fazia dois funcionários da Record como reféns num templo da Igreja Universal, se rendeu há minutos. Ele entregou seu revólver calibre 38 aos policiais e foi encaminhado ao Deic.
 
Ontem também, mais refém, do Google Notícias à Pan:
- Mais rebelião. Além dos detentos no CDP de São Bernardo, com quatro reféns, os da Penitenciária Compacta de Potim promovem motim, com 16.
 
Hoje tem mais. Segundo a rádio Bandeirantes, a Justiça decide hoje "se mantém Suzane Von Richthofen na cadeia".

LIBERTAS

Cristiano Sant'Anna/indicefoto.com
Stallman protesta contra a Microsoft


Lula, que está em toda parte, foi à abertura do 7º Fórum Internacional de Software Livre e reiterou apoio, como destacou o IDG Now, no UOL.
Soninha, blogueira e vereadora, também. BNegão, o rapper, também. Foi até representante do governo da Bahia, pefelista que abraçou a bandeira eleitoral do software livre.
 
Mas a estrela na blogosfera, de resto pouco notado, foi o americano Richard Stallman, criador do GNU/Linux e "um dos maiores hackers da história". No fotolog do Info Online, foi ele a celebridade -entre registros como "Stallman causou furor ao chegar ao fórum".
Mas só na cobertura Wiki, de "jornalismo cidadão", foi possível acompanhar a "metralhadora" Stallman, que vai hoje à Poli. Ele começou anunciando que abdicou do e-mail e orientou todos a seguir o exemplo, para manter privacidade. Questionou a eventual regulamentação da profissão de programador, sugerida por um sindicato. Por fim, comandou protesto contra a Microsoft, que agora diz estar aberta ao software livre.
Saiu gritando (foto acima) aos enviados da empresa, presentes ao fórum no dia de Tiradentes:
- Libertas quae sera tamen! Libertas quae sera tamen!
Da bandeira de Minas, liberdade ainda que tardia.

Pôr à prova
As especulações seguem Geraldo Alckmin. A blogosfera petista ecoava ontem "O Globo" -com o "rumor" de uma pesquisa "da MCI, de Antônio Lavareda, com Itamar Franco à frente de Alckmin".
O blog de Claudio Humberto e outros especulavam de novo com José Serra, o "sumido". E o blog tucano Primeira Leitura trazia, em destaque:
- As inserções do PSDB nesta semana criarão oportunidade para Alckmin "aparecer" e pôr à prova sua aposta na exposição para tornar-se competitivo.

Para boi dormir
No Noblog, Ricardo A. Setti:
- Claro que hipoteticamente pode acontecer. Mas as notícias sobre a eventual substituição de Alckmin por Serra são conversa para boi dormir.

O pecado
Do blog de Josias de Souza:
- Aloizio Mercadante lança "Brasil: Primeiro Tempo" nesta segunda. Contém o pecado da adjetivação engajada.
O petista se agarra a Lula, um "estadista" de "competência" reconhecida pelo "mundo". Que o apóia contra Marta.

Batalhando
Já Marta, lá estava no coletivo Bombordo, em longa entrevista a um blogueiro de Limeira e a caminho de Piracicaba:
- A gente tá batalhando para sair candidata... O militante vai usar a cabeça e ver que a minha candidatura tem mais condição de disputar com Serra... Quero ser a "prefeita" do interior.
Atacou Serra e o legado da "volta dos ônibus velhos".

@ - nelsondesa@folhasp.com.br


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Escândalo do mensalão/CPI dos Bingos: Ofensiva do Planalto barra trabalhos da oposição na CPI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.