São Paulo, Sábado, 24 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em vídeo, legistas dizem que Suzana tinha 1,68 m

MAURÍCIO SIMIONATO
da Folha Campinas

O advogado do médico-legista Fortunato Antônio Badan Palhares, Nivaldo Doro, apresentou ontem uma fita de vídeo editada na qual, por três vezes, os legistas da equipe que assinou o laudo sobre a morte do empresário Paulo César Farias e sua namorada Suzana Marcolino falam que ela tinha aproximadamente 1,68 m.
No entanto, a altura de Suzana que foi apontada posteriormente no laudo oficial é de 1,67 m.
Segundo o advogado, consta do laudo que a altura é "aproximadamente 1,67 m", o que explicaria a diferença de 1 cm. ""Em laudo se fala em altura aproximada. Um centímetro a mais ou a menos não faz diferença", disse Doro.
Mas um contralaudo preparado em 1997 por equipe de peritos, a pedido da Justiça de Alagoas, concluiu, com projeção a partir de ossos, que Suzana media aproximadamente 1,57 m.
O vídeo de Badan foi divulgado 30 dias depois de a Folha ter revelado fotos em que Suzana aparece menor que PC Farias, cuja altura era 1,63 m. As fotos derrubam a tese de que Suzana se suicidou. Isso porque os cálculos da trajetória da bala de Badan, feitos a partir da informação que Suzana media 1,67 m, ficam invalidados. No dia 31 de março, a Folha também revelou vídeo da necropsia de Suzana, em que ela não é medida pela equipe de Badan.
O advogado Nivaldo Doro disse ter enviado ontem cópia das três fitas de vídeo, com duração total de seis horas, filmadas durante procedimentos prévios da necropsia para a Justiça de Alagoas.
O advogado editou em uma única fita os três pontos em que é citada a altura de Suzana. Segundo Doro, as fitas estavam guardadas com o médico-legista Antônio Bastos, braço direito de Badan.
Na primeira imagem da fita, Badan Palhares aparece sentado em uma cadeira com uma arma na mão e cercado por legistas.
Em determinado momento, pergunta para o legista Gerson Odilon, que também assinou o laudo, qual é a altura de Suzana. ""Aproximadamente 1,68 m", diz Odilon.
""Então ela tinha quase a minha altura", responde Badan Palhares.
A segunda imagem mostra três legistas reunidos no quarto onde morreram PC Farias e Suzana. Um legista da equipe de Alagoas, que não foi identificado pelo advogado, segura a arma no mesmo local e posição em que acredita que Suzana teria se suicidado. Ele aparece sentado ao lado de Odilon.
Ambos respondem a questões de Badan Palhares, que pergunta novamente a Odilon qual é a altura de Suzana. O legista responde: 1,68 m.
Na última imagem, retira um sapato de salto alto da sacola e pergunta para a equipe se ela era ""baixinha". Uma pessoa que não aparece na imagem responde que ela tinha cerca de 1,68 m.


Texto Anterior: Delegados suspeitam de seguranças de PC
Próximo Texto: CPI vai rastrear gastos de juiz no exterior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.