São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

PARÁ

Irmão de vice de Itamar tem prisão decretada
A Justiça do Pará decretou ontem a prisão preventiva de Manoel Cardoso Neto, o Nelito, irmão do vice-governador de Minas, Newton Cardoso (PMDB). Ele é acusado de ser o mandante do assassinato de Gabriel Sales Pimenta, advogado de agricultores sem-terra, em Marabá (PA), em 1982.
O julgamento de Manoel estava marcado para ontem em Marabá, mas ele não compareceu e teve a prisão decretada. Ele é considerado foragido pela Justiça. Gabriel Pimenta, então com 27 anos, foi morto por três tiros de revólver dados a curta distância, em frente à sua casa, na Velha Marabá.
O pistoleiro de aluguel contratado para atirar foi assassinado em 1987. O crime teve como motivo o conflito pela posse da terra em uma fazenda na região de Pau Seco, a 18 quilômetros de Marabá, onde viviam 158 famílias de trabalhadores rurais sem-terra.



Texto Anterior: Questão Agrária: Sem-terra são presos no Pontal (SP)
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.