São Paulo, sábado, 24 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Em time que está ganhando a gente não mexe", diz Lula

MARI TORTATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CHAPECÓ (SC)

Esgotadas as tentativa de compor a chapa de sua candidatura à reeleição com o PSB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que repetirá a dobradinha com o atual vice, José Alencar (PRB). ""Aprendi com o futebol que em time que está ganhando a gente não mexe", disse o presidente em Chapecó (SC). Lula falou como se o PT nunca tivesse cogitado ter outros nomes na chapa. Anteontem, dirigentes do PSB descartaram aliança formal com o PT, explicando que o partido correria o risco de não cumprir a cláusula de barreira (a votação mínima exigida para que os partidos mantenham a representação formal na Câmara em 2007, acesso ao fundo partidário e maior tempo de TV). "Eu já tenho vice. É meu vice há três anos e meio, por que vou mudar? Alencar continua. Nunca tive essa preocupação [de mudar]", afirmou Lula, que elogiou o caráter e as qualidades de empresário do vice. Na verdade, o preferido de Lula era o peemedebista e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim. O presidente só resolveu manter Alencar na chapa depois da decisão do PMDB de não apoiar nenhum candidato à Presidência e do "não" ouvido do PSB. O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, em Caruaru (PE), ironizou: "Não se mexe em time que está ganhando, mas, no ano passado, ele só ganhou do Haiti". O tucano se referia ao crescimento econômico brasileiro em 2005. "Lula tentou o PMDB, o PSB, o PC do B. Ninguém quis, então levou o José Alencar, coitado", emendou José Jorge (PFL), candidato a vice na chapa de Alckmin.

Porcos
Em Chapecó, Lula participou de encontro sobre habitação rural. Suinocultores distribuíram cerca de 50 porcos vivos, com pesos variados de 20 a 100 kg, a 250 metros do local para protestar contra a suspensão, pela Rússia, da importação da carne suína do Estado. ""A cena mais bonita foi de uma mulher, loira, magra, agarrada num porco de uns 100 kg", descreveu o subtenente Gilberto Souza dos Santos, que coordenava o trânsito naquele ponto.


Colaborou FÁBIO GUIBU , da Agência Folha, em Caruaru


Texto Anterior: Governo quer Alencar no PMDB depois das eleições
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Lula troca "Brasil decente" por "força do povo"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.