São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZEN

Organização atende 12 mil pessoas ao ano

Entidades oferecem terapia e crédito

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A atuação de três ONGs em Fortaleza tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de moradores de favelas. Um dos projetos é o Quatro Varas, criado há 15 anos pelo psiquiatra Adalberto Barreto em Pirambu, bairro pobre da cidade.
O projeto atende 12 mil pessoas por ano, que participam da terapia comunitária, recebem massagens terapêuticas e a indicação de ervas medicinais. "A pior miséria da favela não é a externa, com os barracos caindo, mas a interna, porque as pessoas não acreditam que são capazes. Ajudamos essas pessoas a perceber que elas têm problemas, mas também as soluções", diz Barreto.
Ainda no Pirambu, outra ONG, o Movimento Emaús, ajuda pessoas carentes a conseguir uma forma de renda alternativa. As cerca de 30 pessoas hoje atendidas pelo projeto reciclam objetos usados doados para posteriormente vendê-los à população local em um bazar.
Em outra favela da cidade, o conjunto Palmeiras, foi criado o Banco Palmas, uma instituição comunitária que viabilizou crédito à população de baixa renda no comércio do bairro. Por meio de um cartão, os moradores credenciados no banco podem fazer compras.


Texto Anterior: Arte: ONG afasta jovens da droga e da violência
Próximo Texto: Mundo precisa de reforma, diz ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.