|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TV
Rede faz proposta a candidatos
Globo quer "arena" no debate do 2º turno
RENATA LO PRETE
DA REPORTAGEM LOCAL
Em reunião com assessores dos
quatro principais candidatos ao
Planalto, a TV Globo propôs que
seu debate de segundo turno, em
24 de outubro, seja feito em formato de "arena". No centro dela,
os dois finalistas responderão
perguntas de eleitores na platéia.
O modelo, um dos três utilizados nas eleições norte-americanas, prevê que um instituto de
pesquisas selecione um grupo de
indecisos. O perfil do conjunto
deve evitar favorecimento a um
dos lados.
A Globo pretende escolher o
instituto em comum acordo com
as equipes dos presidenciáveis e
chamar até cem eleitores. Se a
proposta for aceita, será o primeiro debate com essas características em eleições brasileiras.
Para o encontro do primeiro
turno, a ser realizado em 3 de outubro, a emissora planeja cinco
blocos. Em dois, candidato faz
pergunta de tema livre para adversário de sua escolha.
Em outros dois, o mediador
sorteia o tema da pergunta e
quem a fará. O candidato sorteado formula a questão e indica
quem vai respondê-la.
Nos quatro blocos haverá réplica e tréplica. Depois da tréplica, o
moderador, que será William
Bonner, poderá pedir esclarecimentos adicionais aos dois candidatos envolvidos na questão.
Segundo a Folha apurou, a Globo frisou, na reunião de ontem,
que nessa intervenção o mediador não emitirá juízo de valor sobre o que disseram os candidatos.
A idéia, segundo a emissora, seria
obter complementos objetivos
para pontos não-esclarecidos.
Haverá ainda um bloco para considerações finais dos candidatos.
O programa irá ao por volta das
22h15 -debates anteriores da
emissora não costumavam ocorrer antes de 23h. Entrará depois
da novela "Esperança", que por
sua vez será exibida após o último
horário eleitoral gratuito.
Ouvidos após o encontro, assessores de três candidatos manifestaram aprovação, em linhas gerais, ao que foi proposto, inclusive
o formato inovador para o encontro do segundo turno.
"Preciso ouvir o Ciro, mas em
princípio me parece viável e interessante", afirmou Einhart Jacome da Paz, publicitário responsável pela campanha do PPS.
"Por nós, OK", disse Nelson
Biondi, publicitário de José Serra
(PSDB). Para Carlos Rayel, coordenadores de comunicação de
Anthony Garotinho (PSB), a proposta "deve vingar".
A Folha tentou, sem sucesso,
ouvir Duda Mendonça, marqueteiro da campanha de Luiz Inácio
Lula da Silva (PT).
Texto Anterior: Propaganda: TSE proíbe Garotinho em programa de SP Próximo Texto: Folclore Político - Jarbas Passarinho: Tragicomédia no Tocantins Índice
|