São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEARÁ

Tucano cai, mas venceria no 1º turno

Crescimento de petista assusta PSDB e Tasso

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A campanha tucana ao governo do Ceará está em estado de alerta por causa da queda vertiginosa de Ciro Gomes (PPS) na mais recente pesquisa feita no Estado -ele perdeu 15 pontos percentuais, passando de 56% para 41%, segundo o Ibope de anteontem.
O maior beneficiado pela queda de Ciro na pesquisa foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cresceu 11 pontos percentuais no Ceará e passou de 26% para 37%.
A preocupação tucana é com a possibilidade de crescimento do candidato do PT ao governo, José Aírton Cirilo, colado ao crescimento de Lula, o que pode levar a eleição ao segundo turno.
O PSDB cearense, capitaneado pelo ex-governador e candidato ao Senado Tasso Jereissati, é alinhado a Ciro. Desde a semana passada, o petista começou a sofrer denúncias sobre sua administração à frente da Prefeitura de Icapuí, por meio da imprensa. O programa eleitoral do PSDB ainda não fez nenhuma denúncia.
Outro receio é que a vinculação da campanha ao governo de Lúcio Alcântara (PSDB) com Ciro possa ter efeito inverso ao caso petista e que a queda do candidato do PPS possa representar também a queda do tucano.
Por ora, segundo o Ibope, Lúcio vence no primeiro turno, mas perdeu cinco pontos, de 49% para 44%, enquanto José Aírton cresceu de 8% para 13%. A soma dos adversários de Lúcio chega a 36%.
A estratégia do petista é se vincular a Lula. "É Lula lá, e José Aírton cá" é o slogan da campanha.
Para evitar o segundo turno, Tasso, principal cabo eleitoral de Lúcio, redobrou seu empenho.
Até duas semanas atrás, ele só comparecia a comícios e a algumas caminhadas da campanha entre quinta-feira e domingo.
Agora, Tasso participa diariamente de toda a programação e praticamente deixou de fazer campanha ao Senado para falar mais de Lúcio e criticar seus adversários. Ontem, almoçou com lideranças partidárias do interior.
A eleição de Tasso ao Senado está praticamente garantida -ele aparece com 64% das intenções de voto, seguido por sua aliada Patrícia Gomes (PPS), ex-mulher de Ciro, que tem 59%, diz o Ibope.
Apesar da queda de Ciro e dos esforços de alguns tucanos, Serra continua com poucos votos no Ceará. Ele cresceu de 4% para 6%.
Ontem, foi inaugurado o comitê do tucano em Fortaleza.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Alagoas: Magistrado se diz suspeito para julgar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.