UOL

São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha premia hoje Lula e esquerda

PLÍNIO FRAGA
ENVIADO ESPECIAL A OVIEDO

Acompanhado na festa e na condecoração por pensadores ligados à esquerda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje o Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação internacional, em Oviedo, no Norte da Espanha.
A defesa de Lula da criação de um fundo internacional de combate à fome -ao qual já destinou os US$ 55 mil que recebeu- é a razão principal de sua condecoração pela Fundação Príncipe de Astúrias, presidida pelo herdeiro do trono espanhol, d. Felipe de Borbón y Grecia.
Mas a justificativa dos jurados para premiar o presidente brasileiro chega a citar um novo conceito, o do "exercício da política com o coração": "Lula é um exemplo de superação pessoal e política, expoente de uma trajetória de vida com raízes no Brasil mais profundo. Em seu propósito de fazer política com o coração -exercer a política com ética, atendendo ao bem-estar do povo-, Lula tem levado esperança a um continente cujo desenvolvimento é decisivo para a humanidade, e seu compromisso com os mais necessitados o tem convertido em referência moral mundial".
A lista da 19ª edição do prêmio indica um forte viés do ideário de esquerda ou de combatentes do conservadorismo político, moral e religioso. A escolha é feita por um júri de conselheiros da fundação depois de consulta a 16 mil pessoas e entidades.
Um dos premiados é o teólogo peruano Gustavo Gutiérrez Merino, o principal ideólogo, ao lado do brasileiro Leonardo Boff, da Teologia da Libertação, corrente da Igreja Católica que equiparava a necessidade de desenvolvimento espiritual com a de desenvolvimento social, aceitando teses marxistas. Gutiérrez chegou a Oviedo com elogios a Lula: "É um caminho de esperança para seu país. Mas enfrentará resistências dentro e, sobretudo, fora".
Outro que concedeu entrevista com afagos ao presidente brasileiro foi o pintor espanhol Miquel Barceló, que receberá o prêmio de Artes: "Lula é o único político que vejo com crédito nesse momento em que a classe política está desacreditada".
Lula desembarca hoje em Oviedo. Almoça com o anfitrião, o príncipe d. Felipe de Borbón, e os agraciados do prêmio. Às 18h30 (22h30 de Brasília), recebe a condecoração e será um dos três premiados a discursar. É a quarta personalidade brasileira a vencer o prêmio. Antes dele, foram premiados o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o arquiteto Oscar Niemeyer e o fotógrafo Sebastião Salgado. A Rede Globo também já foi premiada por contribuição às artes. A seleção brasileira de futebol foi vencedora do prêmio de esporte em 2002.


Texto Anterior: "Esquerda é a mais barulhenta"
Próximo Texto: Governo Lula não tem imaginação, afirma FHC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.